LUCIANA MARIA ALMEIDA DE FREITAS
Áreas de Interesse: Educação linguística; linguística aplicada; currículo
LUCIANA MARIA ALMEIDA DE FREITAS
Áreas de Interesse: Educação linguística; linguística aplicada; currículo
Linha(s) de Pesquisa:
Linha 2 - Teorias do texto, do discurso e da tradução
Resumo
Luciana Maria Almeida de Freitas é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Tradução, e na Graduação em Letras, lecionando disciplinas de prática de ensino, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola e de outras línguas adicionais. Ocupou, de 2015 a 2018, a chefia da Divisão de Prática Discente (Prograd), que é responsável pela articulação de todos os cursos de licenciatura da UFF. É doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestra em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bem como licenciada em Letras (Português-Espanhol) e licenciada e bacharel em História. Realizou estágio pós-doutoral na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Sevilla, Espanha, e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Lidera o Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística - DELIN. Foi presidente da APEERJ - Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro e da ABH - Associação Brasileira de Hispanistas, sempre atuando intensamente em defesa da educação linguística em língua espanhola no Brasil. É autora de artigos e capítulos de livros, organizadoras de obras acadêmicas e coautora de três obras didáticas (espanhol, inglês e linguagens) aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático. Suas investigações envolvem questões relativas à educação linguística e à formação docente, especialmente em espanhol, sob a perspectiva teórica da sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin. É mãe do Antônio e atua como voluntária no apoio e no aconselhamento do aleitamento materno, por meio do Grupo Virtual de Amamentação.
Pesquisa
Publicações
Projetos
2017 - Atual
Currículos da formação docente em Letras: sentidos em construção
Descrição: Este projeto visa a dar continuidade a pesquisas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Educação Linguística ? LABELIN (UFF), que abriga os Grupos de Pesquisa Discurso e Educação Linguística ? DELIN e PRÁTICAS de linguagem, trabalho e formação docente. Objetiva-se enfocar o currículo da formação docente em Letras. Pretende-se analisar documentos produzidos para as licenciaturas em Letras das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, tanto os elaborados em função das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente (MEC/CNE/CP, 2015) ? cujo prazo de cumprimento expira em julho de 2018 (MEC/CNE/CP, 2017) ? quanto os anteriores: resoluções institucionais, projetos pedagógicos de curso e, ainda, ementas e programas de disciplinas que incorporam o estágio supervisionado e as práticas como componente curricular. Será observada, em especial, a construção de sentidos sobre docência, sobre formação, sobre estágio e sobre prática como componente curricular. Como suporte teórico, lança-se mão da sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin, com destaque para os conceitos de dialogismo e de gênero discursivo (BAKHTIN, 2003; VOLOSHINOV, 2009). Além disso, servirão de suporte para as reflexões realizadas as contribuições de pesquisas que vêm abordando a concepção de currículo (APPLE, 2008; SILVA, 2007), a glotopolítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986), a discussão sobre a relação entre teoria e prática no âmbito educativo (SÁNCHEZ VÁZQUEZ, 2003; GADOTTI, 1998) e, ainda, trabalhos sobre a formação docente (GATTI et al, 2015; GATTI, NUNES, 2009). Entende-se que esta pesquisa suscita reflexões acerca de uma questão que afeta a educação brasileira em um momento em que os cursos de licenciatura estão em reformulação em função da Resolução n.2/2015 (MEC/CNE/CP, 2015), que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente..
2017 - Atual
Livros didáticos de línguas: estudos discursivos
Descrição: Este projeto visa a dar continuidade a pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Discurso e Educação Linguística - DELIN que têm como objeto o livro didático. Objetiva-se enfocar coleções didáticas de línguas (espanhol, inglês e português) aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD, que são distribuídos a todos os estudantes de escolas públicas do país. Busca-se construir um panorama das obras aprovadas entendendo que esta pesquisa contribuirá para a promoção do conhecimento de questões relativas ao livro didático e à educação linguística, além suscitar reflexões acerca de um programa de Estado que alcança 99,34% das instituições escolares públicas do país (FNDE, 2013). Como suporte teórico deste projeto, lança-se mão, fundamentalmente, das contribuições da Sociologia do Discurso do Círculo de Bakhtin, em especial o conceito de gênero discursivo (BAKHTIN, 2003; VOLOSHINOV, 2009)..
Orientações
Em Andamento
# | Nível | Nome |
---|---|---|
1 | mestrado | Bruno Vieira dos Santos |
2 | mestrado | Livia Puga de Almeida Santos |
3 | mestrado | Murilo Theodoro Araujo |
4 | doutorado | Caio Barros Sepúlveda |
5 | doutorado | CAROLINA TOVAR ALBUQUERQUE |
6 | doutorado | CLÁUDIO DE OLIVEIRA MARTINS |
7 | doutorado | DOUGLAS COELHO ALVES FERREIRA |
8 | doutorado | Lucilaine Maria da Silva Reis |
9 | doutorado | SIONE PEREIRA ALVES |
10 | doutorado | Thaís de Araujo Ogeda |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão |
---|---|---|---|
1 | mestrado | BRUNA MARIA SILVA SILVÉRIO | 2014 |
2 | mestrado | Caio Barros Sepúlveda | 2025 |
3 | mestrado | CARLOS FABIANO DE SOUZA | 2016 |
4 | mestrado | CAROLINA TOVAR ALBUQUERQUE | 2019 |
5 | mestrado | Cessiani Barreto Monteiro | 2024 |
6 | mestrado | CLÁUDIO DE OLIVEIRA MARTINS | 2019 |
7 | mestrado | DOUGLAS COELHO ALVES FERREIRA | 2022 |
8 | mestrado | FLAVIA OLIVEIRA TEÓFILO DA SILVA | 2014 |
9 | mestrado | GABRIELLE OLIVEIRA RODRIGUES MARTINS | 2015 |
10 | mestrado | GISELLE FARIAS FLEURY | 2014 |
11 | mestrado | KELLY CRISTINA DA SILVA BANDEIRA REIS | 2013 |
12 | mestrado | LARISSA ZANETTI ANTAS | 2014 |
13 | mestrado | LILIENE MARIA HANOVICH NOVAES DA SILVA | 2014 |
14 | mestrado | Ludmila De Nardi | 2024 |
15 | mestrado | MATEUS CAMELO DE OLIVEIRA | 2021 |
16 | mestrado | MICHELE DE SOUZA DOS SANTOS FERNANDES | 2013 |
17 | mestrado | SHAYANE FRANÇA LOPES | 2017 |
18 | mestrado | SIMONE TOSCHI VALÉRIO | 2012 |
19 | mestrado | Thaís de Araujo Ogeda | 2023 |
20 | doutorado | ANDRE LIMA CORDEIRO | 2020 |
21 | doutorado | GISELLE DA MOTTA GIL | 2017 |
22 | doutorado | MARIA CRISTINA LEAL DE C. VIEGAS | 2019 |
Coorientações
Em Andamento
# | Nível | Nome | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão | ||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Supervisões (pós-doutorado)
Em Andamento
# | Nome | Lattes | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nome | Lattes |
---|---|---|
1 | ANA CLÁUDIA MACHADO TEIXEIRA | |
2 | DANIEL MAZZARO DE ALMEIRA |
Ensino
Sigla | Disciplina | Categoria |
---|---|---|
EGL10116 | ANÁLISE DO DISCURSO | Eletiva |
EGL10116 | ANÁLISE DO DISCURSO | Eletiva |
EGL00191 | METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS APLICADOS DE LINGUAGEM | Eletiva |