BEATRIZ DOS SANTOS FERES
Áreas de Interesse: Linguística, Semiolinguística, Leitura, Verbo-visualidade, Literatura Infantil
BEATRIZ DOS SANTOS FERES
Áreas de Interesse: Linguística, Semiolinguística, Leitura, Verbo-visualidade, Literatura Infantil
Linha(s) de Pesquisa:
Linha 2 - Teorias do texto, do discurso e da tradução
Resumo
Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFF, já atuou no Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI (2003-2008) e em escolas do Ensino Fundamental e Médio (1987-2008). Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF, linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da tradução, no qual ministra cursos relacionados à disciplina Semiolinguística. Atua também nos cursos de Especialização em Literatura Infantojuvenil e em Língua Portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Leitura, fruição e ensino (LeiFEn/UFF/CNPq). É também membro do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ). Já orientou mais de oitenta trabalhos, dentre os quais monografias de conclusão de curso, de Especialização, artigos de Iniciação Científica e relatos de Iniciação à Docência, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Coordenou a Especialização em Gêneros Digitais (Unipli). Coordenou o Programa de Iniciação à Docência, vinculado ao Instituto de Letras/UFF (2009-2012). Coordenou o Projeto de Extensão Sala de Leitura na Integração Universidade-Escola (2015-2016), com fomento da Faperj e da UFF. Participou da diretoria da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e da Comissão Organizadora do X Congresso Internacional da Abralin (2015-2017). É membro do GT Linguística de Texto e Análise da Conversação (LTAC). Participou do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras da UFF. Temas de interesse: leitura e ensino; estratégias de interpretação; teoria e análise linguística; iconicidade na semiose poética, literatura infantil, livro ilustrado e referenciação verbo-visual.
Pesquisa
Artigos
.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; Rosane Santos Mauro Monnerat ; PAULIUKONIS, M.A.L. ; RIBEIRO, P. F. N. . A ENUNCIAÇÃO ENUNCIADA: REFLEXÕES SOBRE O DIÁLOGO ENTRE LINGUÍSTICA DO TEXTO E SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 13, p. 135-158, 2019.
2.
FERES, Beatriz dos Santos. Só acredito lendo: resistência social em contos ilustrados para crianças. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 2, p. 18, 2019.
3.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; CORREIA, JÚLIA VIEIRA . DA REFERENCIAÇÃO À MEDIAÇÃO DE LEITURA: UM ESTUDO DE OBRAS DE ZIRALDO. Revista Leia Escola, v. 19, p. 173, 2019.
4.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. Leitura. Sede de ler, v. 1, p. 3-4, 2018.
5.
OLIVEIRA, A. M. ; FERES, Beatriz dos Santos . A INTERFERÊNCIA DE IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS NA LEITURA DE CONTOS ILUSTRADOS. PENSARES EM REVISTA, v. 1, p. 213-229, 2017.
6.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. A FUNÇÃO DESCRITIVO-DISCURSIVA DA VERBOVISUALIDADE EM LIVROS ILUSTRADOS. ELOS. REVISTA DE LITERATURA INFANTIL E XUVENIL, v. 1, p. 5-31, 2016.
7.
FERES, Beatriz dos Santos; LIMA, A. L. D. ; Chartier, R . ENTRETIEN AVEC ROGER CHARTIER. Cadernos de Letras, v. 26, p. 13-19, 2016.
8.
FERES, Beatriz dos Santos. Elisa Lucinda e Graça Lima: a qualificação implícita na semiose verbo-visual de livros ilustrados para crianças. Linguagem em (Re)vista, v. 15-16, p. 150-166, 2014.
9.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; OLIVEIRA, M. R. ; PEREIRA, T. . Estudos de linguagem e ensino. Gragoatá, v. 19, p. 3-12, 2014.
Citações:1
10.
FERES, Beatriz dos Santos. A PERCEPÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LINGUAGEIRA. Revista da ANPOLL (Online), v. 1, p. 145-164, 2014.
11.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. A ESCOLA FAZ QUESTÃO DE LEITORES AUTÔNOMOS OU AUTÔMATOS?. ECOS DE LINGUAGEM, v. 3, p. 1-19, 2014.
12.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. DOES SCHOOL SEEK AUTONOMOUS OR AUTOMATOUS READERS?. ECOS DE LINGUAGEM, v. 3, p. 1-19, 2014.
13.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. A verbo-visualidade a serviço da patemização em livros ilustrados. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 8, p. 90-105, 2013.
14.
FERES, Beatriz dos Santos. Livros ilustrados que amedrontam: quando a emoção é sentido(a). Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 1013-1022, 2012.
15.
FERES, Beatriz dos Santos. A NECESSÁRIA DESFRAGMENTAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Linguagem em (Re)vista, v. 7, p. 8-15, 2012.
16.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa. Signum. Estudos de Linguagem, v. 15, p. 129, 2012.
17.
FERES, Beatriz dos Santos. A Originalidade do Carnaval de Paulo Barros: Patemização e Iconicidade. Revista Litteris, v. 8, p. 44-57, 2011.
18.
FERES, Beatriz dos Santos. Arnaldo Antunes para fazer sentir: patemização icônica na semiose poética. Linguagem em (Re)vista, v. 11, p. 30-48, 2011.
19.
FERES, Beatriz dos Santos. ARNALDO ANTUNES, AGORA: SEMIOSE POÉTICA E ICONICIDADE PATÊMICA. CASA (Araraquara), v. 8, p. 4, 2010.
20.
FERES, Beatriz dos Santos. COMPETÊNCIA PARA UMA LEITURA SENSÍVEL. Revista Odisséia, v. 5, p. 6, 2010.
21.
FERES, Beatriz dos Santos. DIÁLOGO COM "O MENINO QUADRADINHO". Revista Litteris, v. 2, p. 15, 2009.
22.
FERES, Beatriz dos Santos. DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA FRUITIVA NA ESCOLA. Revista Litteris, v. 3, p. 7, 2009.
23.
FERES, Beatriz dos Santos. Coerção da correção: uma visão da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna. Linguagem em (Re)vista, v. 8, p. 20-34, 2008.
24.
FERES, Beatriz dos Santos. O que há de infantil na literatura de Ziraldo?. Linguagem em (Re)vista, v. 9, p. 38-57, 2008.
25.
FERES, Beatriz dos Santos. Na fruição poética, a competência da sensibilidade. Revista Litteris, v. 1, p. 3, 2008.
26.
FERES, Beatriz dos Santos. A tessitura: o explícito e o implícito nas estratégias de leitura. Linguagem em (Re)vista, v. 6, p. 3-13, 2007.
27.
FERES, Beatriz dos Santos. A (im)perfeição da língua(gem). Linguagem em (Re)vista, v. 3, p. 88-106, 2006.
28.
FERES, Beatriz dos Santos. De Peirce a Chraraudeau: as qualidades do poético ilustradas por Ziraldo. CASA (Araraquara), v. 4, p. 2, 2006.
29.
FERES, Beatriz dos Santos. Professor, posso ir? Quantos passos?. Linguagem em (Re)vista, v. 5, p. 61-74, 2006.
30.
FERES, Beatriz dos Santos. Quando a situação é o limite. Linguagem em (Re)vista, Niterói, v. 2, p. 132-145, 2005.
31.
FERES, Beatriz dos Santos. Fome de leitura. Linguagem em (Re)vista, Niterói, v. 1, n.1, p. 70-83, 2004.
32.
FERES, Beatriz dos Santos. A escola. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, v. 28, p. 27-38, 2003.
Citações:1
Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; Rosane Santos Mauro Monnerat (Org.) ; RIBEIRO, P. F. N. (Org.) . Leitura, fruição e ensino: a formação do leitor em debate. 1. ed. Niterói: SSP Gráfica Editora, 2017. v. 1. 130p .
2.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; Rosane Santos Mauro Monnerat (Org.) . Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso. 1. ed. Niterói: EdUFF, 2017. v. 1. 190p .
3.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; ROSARIO, I. C. (Org.) ; LIMA, A. L. D. (Org.) ; RIBEIRO, P. F. N. (Org.) ; SOUSA, S. M. (Org.) ; FIGUEIREDO, A. (Org.) ; BRAGA, L. F. (Org.) . Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
4.
FERES, Beatriz dos Santos. Leitura, fruição e ensino: com os meninos de Ziraldo. 1ª. ed. Niterói: Editora da UFF, 2011. v. 1. 193p .
Capítulos de livros publicados
1.
FERES, Beatriz dos Santos. Ensino de leitura na Escola Básica: formamos leitores autônomos ou autômatos?. In: Sirley Siqueira; Glayci Xavier. (Org.). Reflexões sobre leitura, língua e sociedade na escola básica. 1ed.Rio de Janeiro: Litteris, 2019, v. 1, p. 15-30.
2.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. DA PALAVRA À IMAGEM, DA IMAGEM À PALAVRA: REFERENCIAÇÃO E (RE)CONSTRUÇÃO DA FEMINILIDADE EM CONTOS ILUSTRADOS PARA CRIANÇAS. In: Lúcia Helena Martins Gouveia; Maria Aparecida Lino Paulikonis. (Org.). Estudos do discurso: 25 anos do Ciad Rio. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, v. 1, p. 94-133.
3.
FERES, Beatriz dos Santos. A encenação descritiva em livros ilustrados para crianças: marcas de um discurso formativo. In: Beatriz Feres; Rosane Monnerat. (Org.). Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso. 1ed.Niterói: EdUFF, 2017, v. 1, p. 89-112.
4.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. O ato de ler numa perspectiva interativa: os níveis de construção de sentido dos textos. In: DIAS, André; FERES, Beatriz; ROSÁRIO, Ivo. (Org.). Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, v. 1, p. 29-42.
5.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. O caráter patêmico do insólito em livros ilustrados. In: CUNHA. Maria Zilda; MICHELLI, Regina.; DIONÍSIO, Rita de Cássia S.. (Org.). (Re) Visões do Maravilhoso e do Fantástico nas Interfaces da Literatura Infantil e Juvenil: Sempre há uma vez.... 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2015, v. 1, p. 98-109.
6.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; LIMA, RONALDO AMORIM . CONCEITO DE PALAVRA. PORTUGUÊS IV. 1ed.Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014, v. 1, p. 55-70.
7.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; LIMA, RONALDO AMORIM . FLEXÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA. O QUE É FLEXÃO NOMINAL?. PORTUGUÊS IV. 1ed.Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014, v. 1, p. 85-102.
8.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; LIMA, RONALDO AMORIM . ALGUNS PRINCÍPIOS DA ANÁLISE MÓRFICA. PORTUGUÊS IV. 1ed.Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014, v. 1, p. 41-54.
9.
FERES, Beatriz dos Santos. Mia Couto, Marilda Castalha, Chico Buarque e Ziraldo: o medo como efeito de sentido em livros ilustrados. In: ARAUJO, Rodrigo da Costa; WILBETT Rodrigues de. (Org.). Literatura infantojuvenil: diabruras, imaginação e deleite. 1ed.Vila Velha: Opção Editora, 2012, v. 1, p. 67-88.
10.
FERES, Beatriz dos Santos. Competência para ler com emoção. In: MENDES, EMÍLIA; MACHADO, IDA LÚCIA.. (Org.). EMOÇÕES NO DISCURSO VOL II. 1ªed.Campinas: Mercado de Letras, 2010, v. II, p. 123-140.
11.
FERES, Beatriz dos Santos. Os afetos da semiose poética. In: Zyngier, Sonia; Viana, Vander; Jandre, Juliana. (Org.). Textos & leituras: estudos empíricos de língua e de literatura. 1ed.Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2007, v. , p. 149-166.
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. Verbete 'leitura'. Sede de ler, Niterói, p. 3 - 4, 01 set. 2018.
Publicações
Artigos
.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; Rosane Santos Mauro Monnerat ; PAULIUKONIS, M.A.L. ; RIBEIRO, P. F. N. . A ENUNCIAÇÃO ENUNCIADA: REFLEXÕES SOBRE O DIÁLOGO ENTRE LINGUÍSTICA DO TEXTO E SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 13, p. 135-158, 2019.
2.
FERES, Beatriz dos Santos. Só acredito lendo: resistência social em contos ilustrados para crianças. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 2, p. 18, 2019.
3.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; CORREIA, JÚLIA VIEIRA . DA REFERENCIAÇÃO À MEDIAÇÃO DE LEITURA: UM ESTUDO DE OBRAS DE ZIRALDO. Revista Leia Escola, v. 19, p. 173, 2019.
4.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. Leitura. Sede de ler, v. 1, p. 3-4, 2018.
5.
OLIVEIRA, A. M. ; FERES, Beatriz dos Santos . A INTERFERÊNCIA DE IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS NA LEITURA DE CONTOS ILUSTRADOS. PENSARES EM REVISTA, v. 1, p. 213-229, 2017.
6.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. A FUNÇÃO DESCRITIVO-DISCURSIVA DA VERBOVISUALIDADE EM LIVROS ILUSTRADOS. ELOS. REVISTA DE LITERATURA INFANTIL E XUVENIL, v. 1, p. 5-31, 2016.
7.
FERES, Beatriz dos Santos; LIMA, A. L. D. ; Chartier, R . ENTRETIEN AVEC ROGER CHARTIER. Cadernos de Letras, v. 26, p. 13-19, 2016.
8.
FERES, Beatriz dos Santos. Elisa Lucinda e Graça Lima: a qualificação implícita na semiose verbo-visual de livros ilustrados para crianças. Linguagem em (Re)vista, v. 15-16, p. 150-166, 2014.
9.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; OLIVEIRA, M. R. ; PEREIRA, T. . Estudos de linguagem e ensino. Gragoatá, v. 19, p. 3-12, 2014.
Citações:1
10.
FERES, Beatriz dos Santos. A PERCEPÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LINGUAGEIRA. Revista da ANPOLL (Online), v. 1, p. 145-164, 2014.
11.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. A ESCOLA FAZ QUESTÃO DE LEITORES AUTÔNOMOS OU AUTÔMATOS?. ECOS DE LINGUAGEM, v. 3, p. 1-19, 2014.
12.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. DOES SCHOOL SEEK AUTONOMOUS OR AUTOMATOUS READERS?. ECOS DE LINGUAGEM, v. 3, p. 1-19, 2014.
13.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. A verbo-visualidade a serviço da patemização em livros ilustrados. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 8, p. 90-105, 2013.
14.
FERES, Beatriz dos Santos. Livros ilustrados que amedrontam: quando a emoção é sentido(a). Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 1013-1022, 2012.
15.
FERES, Beatriz dos Santos. A NECESSÁRIA DESFRAGMENTAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Linguagem em (Re)vista, v. 7, p. 8-15, 2012.
16.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa. Signum. Estudos de Linguagem, v. 15, p. 129, 2012.
17.
FERES, Beatriz dos Santos. A Originalidade do Carnaval de Paulo Barros: Patemização e Iconicidade. Revista Litteris, v. 8, p. 44-57, 2011.
18.
FERES, Beatriz dos Santos. Arnaldo Antunes para fazer sentir: patemização icônica na semiose poética. Linguagem em (Re)vista, v. 11, p. 30-48, 2011.
19.
FERES, Beatriz dos Santos. ARNALDO ANTUNES, AGORA: SEMIOSE POÉTICA E ICONICIDADE PATÊMICA. CASA (Araraquara), v. 8, p. 4, 2010.
20.
FERES, Beatriz dos Santos. COMPETÊNCIA PARA UMA LEITURA SENSÍVEL. Revista Odisséia, v. 5, p. 6, 2010.
21.
FERES, Beatriz dos Santos. DIÁLOGO COM "O MENINO QUADRADINHO". Revista Litteris, v. 2, p. 15, 2009.
22.
FERES, Beatriz dos Santos. DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA FRUITIVA NA ESCOLA. Revista Litteris, v. 3, p. 7, 2009.
23.
FERES, Beatriz dos Santos. Coerção da correção: uma visão da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna. Linguagem em (Re)vista, v. 8, p. 20-34, 2008.
24.
FERES, Beatriz dos Santos. O que há de infantil na literatura de Ziraldo?. Linguagem em (Re)vista, v. 9, p. 38-57, 2008.
25.
FERES, Beatriz dos Santos. Na fruição poética, a competência da sensibilidade. Revista Litteris, v. 1, p. 3, 2008.
26.
FERES, Beatriz dos Santos. A tessitura: o explícito e o implícito nas estratégias de leitura. Linguagem em (Re)vista, v. 6, p. 3-13, 2007.
27.
FERES, Beatriz dos Santos. A (im)perfeição da língua(gem). Linguagem em (Re)vista, v. 3, p. 88-106, 2006.
28.
FERES, Beatriz dos Santos. De Peirce a Chraraudeau: as qualidades do poético ilustradas por Ziraldo. CASA (Araraquara), v. 4, p. 2, 2006.
29.
FERES, Beatriz dos Santos. Professor, posso ir? Quantos passos?. Linguagem em (Re)vista, v. 5, p. 61-74, 2006.
30.
FERES, Beatriz dos Santos. Quando a situação é o limite. Linguagem em (Re)vista, Niterói, v. 2, p. 132-145, 2005.
31.
FERES, Beatriz dos Santos. Fome de leitura. Linguagem em (Re)vista, Niterói, v. 1, n.1, p. 70-83, 2004.
32.
FERES, Beatriz dos Santos. A escola. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, v. 28, p. 27-38, 2003.
Citações:1
Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; Rosane Santos Mauro Monnerat (Org.) ; RIBEIRO, P. F. N. (Org.) . Leitura, fruição e ensino: a formação do leitor em debate. 1. ed. Niterói: SSP Gráfica Editora, 2017. v. 1. 130p .
2.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; Rosane Santos Mauro Monnerat (Org.) . Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso. 1. ed. Niterói: EdUFF, 2017. v. 1. 190p .
3.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; ROSARIO, I. C. (Org.) ; LIMA, A. L. D. (Org.) ; RIBEIRO, P. F. N. (Org.) ; SOUSA, S. M. (Org.) ; FIGUEIREDO, A. (Org.) ; BRAGA, L. F. (Org.) . Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
4.
FERES, Beatriz dos Santos. Leitura, fruição e ensino: com os meninos de Ziraldo. 1ª. ed. Niterói: Editora da UFF, 2011. v. 1. 193p .
Capítulos de livros publicados
1.
FERES, Beatriz dos Santos. Ensino de leitura na Escola Básica: formamos leitores autônomos ou autômatos?. In: Sirley Siqueira; Glayci Xavier. (Org.). Reflexões sobre leitura, língua e sociedade na escola básica. 1ed.Rio de Janeiro: Litteris, 2019, v. 1, p. 15-30.
2.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. DA PALAVRA À IMAGEM, DA IMAGEM À PALAVRA: REFERENCIAÇÃO E (RE)CONSTRUÇÃO DA FEMINILIDADE EM CONTOS ILUSTRADOS PARA CRIANÇAS. In: Lúcia Helena Martins Gouveia; Maria Aparecida Lino Paulikonis. (Org.). Estudos do discurso: 25 anos do Ciad Rio. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, v. 1, p. 94-133.
3.
FERES, Beatriz dos Santos. A encenação descritiva em livros ilustrados para crianças: marcas de um discurso formativo. In: Beatriz Feres; Rosane Monnerat. (Org.). Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso. 1ed.Niterói: EdUFF, 2017, v. 1, p. 89-112.
4.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. O ato de ler numa perspectiva interativa: os níveis de construção de sentido dos textos. In: DIAS, André; FERES, Beatriz; ROSÁRIO, Ivo. (Org.). Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, v. 1, p. 29-42.
5.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. O caráter patêmico do insólito em livros ilustrados. In: CUNHA. Maria Zilda; MICHELLI, Regina.; DIONÍSIO, Rita de Cássia S.. (Org.). (Re) Visões do Maravilhoso e do Fantástico nas Interfaces da Literatura Infantil e Juvenil: Sempre há uma vez.... 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2015, v. 1, p. 98-109.
6.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; LIMA, RONALDO AMORIM . CONCEITO DE PALAVRA. PORTUGUÊS IV. 1ed.Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014, v. 1, p. 55-70.
7.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; LIMA, RONALDO AMORIM . FLEXÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA. O QUE É FLEXÃO NOMINAL?. PORTUGUÊS IV. 1ed.Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014, v. 1, p. 85-102.
8.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS; LIMA, RONALDO AMORIM . ALGUNS PRINCÍPIOS DA ANÁLISE MÓRFICA. PORTUGUÊS IV. 1ed.Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014, v. 1, p. 41-54.
9.
FERES, Beatriz dos Santos. Mia Couto, Marilda Castalha, Chico Buarque e Ziraldo: o medo como efeito de sentido em livros ilustrados. In: ARAUJO, Rodrigo da Costa; WILBETT Rodrigues de. (Org.). Literatura infantojuvenil: diabruras, imaginação e deleite. 1ed.Vila Velha: Opção Editora, 2012, v. 1, p. 67-88.
10.
FERES, Beatriz dos Santos. Competência para ler com emoção. In: MENDES, EMÍLIA; MACHADO, IDA LÚCIA.. (Org.). EMOÇÕES NO DISCURSO VOL II. 1ªed.Campinas: Mercado de Letras, 2010, v. II, p. 123-140.
11.
FERES, Beatriz dos Santos. Os afetos da semiose poética. In: Zyngier, Sonia; Viana, Vander; Jandre, Juliana. (Org.). Textos & leituras: estudos empíricos de língua e de literatura. 1ed.Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2007, v. , p. 149-166.
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERES, BEATRIZ DOS SANTOS. Verbete 'leitura'. Sede de ler, Niterói, p. 3 - 4, 01 set. 2018.
Projetos
IMPLÍCITOS CODIFICADOS NA REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM NARRATIVAS VERBO-VISUAIS
Descrição: A partir do duplo pressuposto de que a leitura competente demanda habilidades relacionadas às bases sociodiscursivas de todo texto e de que narrativas verbo-visuais se prestam à persuasão por meio da projeção de identidades, este projeto de pesquisa propõe a investigação de implícitos codificados na representação da mulher em narrativas verbo-visuais de forte caráter persuasivo: charges, cartuns, memes, tirinhas, publicidades e contos ilustrados. Define-se implícito codificado como um dado obtido na relação entre texto e contexto tanto a partir de regularidades comportamentais dos interagentes envolvidos nas trocas comunicativas, quanto das constantes caracterizadoras dessas trocas, ambas confirmadas por discursos de representação. Os implícitos codificados dizem respeito a dados externos, semiotizados por meio de índices e categorizados de acordo com as quatro condições de enunciação: de identidade, de finalidade, de propósito e de dispositivo (CHARAUDEAU, 2007). Diferentemente dos dados internos, linguageiros em sua essência, os externos orientam como dizer, sempre em relação ao contrato comunicativo que se estabelece em cada troca. Se, na extremidade da leitura, não só essas regularidades inscritas convencionalmente nos textos operam como constantes interpretativas altamente codificadas, mas também, culturalmente, a estereotipia da mulher costuma representá-la sistematicamente como objeto de dominação, inferior, frágil e alvo de violência simbólica (BOURDIEU, 2017; MIRA, 2017), a investigação partirá das seguintes hipóteses: i) há implícitos codificados no campo das narrativas verbo-visuais semiotizados indicialmente baseados em um imaginário sociodiscursivo que marca a mulher na sociedade; ii) há formas verbais e imagéticas que indicam esses implícitos; iii) há narrativas verbo-visuais cujo caráter persuasivo torna-as especialmente propícias para a verificação desses implícitos, isto é, há narrativas de convencimento, sobretudo aquelas que problematizam a mulher na sociedade, propícias a alterar a representação social associada à feminilidade. Considerados esses aspectos, a pesquisa terá caráter qualitativo e estará fundamentada, prioritariamente, pela Teoria Semiolinguística de Análise de Discurso, não sem contar com as interfaces com a Sociologia da Comunicação, a Psicologia Social, a Semiótica, a Linguística de Texto e estudos relacionados à imagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
DA PALAVRA À IMAGEM, DA IMAGEM À PALAVRA: REFERENCIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIODISCURSIVO EM LIVROS ILUSTRADOS
Descrição: Este projeto de pesquisa está centrado na investigação dos processos construtores do imaginário sociodiscursivo (CHARAUDEAU, 2006) por meio da referenciação engendrada na/pela semiose verbovisual de livros ilustrados. Considera-se livro ilustrado (picturebooks, cf. NICOLAJEVA; SCOTT, 2014) a obra composta por uma parcela verbal e outra, visual (constituída por figuras criadas plasticamente); essas parcelas agem de modo complementar, inserindo representações e sentidos interativamente. Parte-se de dois pressupostos: o primeiro, o de que a parcela verbal dos textos que compõe os livros ilustrados assume, na referenciação, uma ?função incitadora? de imagens mentais vinculadas a saberes e sentimentos; o segundo, o de que a parcela imagética torna-se codificada culturalmente, com base em categorias delimitadas previamente pela palavra. Para essa investigação, será preciso tomar, primordialmente, as noções de competência linguageira, de contrato comunicativo e de imaginário sociodiscursivo, postuladas pela Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2008; 2006), assim como de referenciação e de objetos de discurso (MONDADA; DUBOIS, 2003; AZEREDO, 2008), além daquelas relacionadas à análise do livro ilustrado, como imagem (SANTAELLA; NOTH, 2005), imagem codificada (BARTHES, 1990), ilustração (NICOLAJEVA; SCOTT, 2011; LINDEN, 2011; HUNT, 2010), entre outros. Tomada a hipótese de que os livros ilustrados são configurados por meio de um relevante referencial cultural-discursivo e que são, na maioria dos casos, endereçados a crianças, considera-se fundamental empreender uma análise também crítica em relação aos valores e avaliações vinculadas a determinados universos culturais disseminados por esse tipo de texto. Assim, considera-se que a pesquisa possa contribuir teoricamente para a compreensão do processo semiodiscursivo que constitui os livros ilustrados, mas que também possa contribuir, com a aplicação da teoria nas análises, para a formação de mediadores de leitura capazes de identificar representações relacionadas a imaginários sociodiscursivos específicos por meio de um aparato teórico e analítico e, assim, indiretamente, colaborar na formação das novas gerações leitoras. Para isso, será formado um corpus composto por livros ilustrados publicados no Brasil nos últimos cinco anos, categorizados como obras de ?literatura infantil?, de acordo com suas fichas catalográficas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA: A QUALIFICAÇÃO IMPLÍCITA EM LIVROS ILUSTRADOS
Descrição: Este projeto de pesquisa centra-se na delimitação de estratégias de leitura como contributo à formação de leitores e à capacitação de docentes para o letramento continuado. A investigação sobre a qualificação implícita em livros ilustrados para crianças tem como objetivo central identificar, nas encenações descritivas - sobretudo relativas à delimitação de personagens -, o caráter formativo subjacente às expressões nominais, às metáforas verbais e visuais e às ilustrações codificadas. Por qualificação implícita toma-se a caracterização dos seres operada sub-repticiamente e observável por via inferencial que, baseada em valores e crenças partilhados, constitui uma perspectiva de compreensão da realidade orientada por um grupo determinado histórica e socialmente. Por isso, entende-se esse tipo de qualificação como um relevante fator de formação sociocultural e ideológica do indivíduo, que precisa ser levado em consideração no processo de desenvolvimento da competência leitora. Além da fundamentação teórica de base essencialmente Semiolinguística (Charaudeau, 2008, 2010), objetiva-se não só analisar a qualificação implícita em textos verbo-visuais caracterizados como "livros ilustrados para crianças" e problematizar a conformação multimodal desse gênero discursivo, mas também a inscrição de um "duplo endereçamento" e a programação de efeitos de sentido oriunda da relação entre a superfície textual e o contexto situacional-discursivo. A seleção dos textos será orientada pela presença de personagens estereotipados e/ou por uma temática comum. Formatada desse modo, a pesquisa poderá subsidiar a mediação leitora, a formação do professor e o ensino da leitura nas escolas de nível fundamental. Palavras-chave: Qualificação Implícita. Estratégia de Leitura. Expressões Nominais. Metáfora. Ilustração Codificada. Semiolinguística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Orientações
Em Andamento
# | Nível | Nome |
---|---|---|
1 | mestrado | Ana Carolina Tinoco Wiedemer |
2 | mestrado | Ana Maria Prior Vieira |
3 | doutorado | ANDRÉ MARQUES DA SILVA |
4 | doutorado | Felipe Ribeiro Campos |
5 | doutorado | GLEICI HERINGER |
6 | doutorado | VÍVIAN LÚCIA XAVIER PEREIRA |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão |
---|---|---|---|
1 | mestrado | ANABEL MEDEIROS DE AZERÊDO | 2015 |
2 | mestrado | ANDRÉ BARBOSA XIMENES | 2013 |
3 | mestrado | André Luiz dos Santos | 2023 |
4 | mestrado | ANDRÉ MARQUES DA SILVA | 2021 |
5 | mestrado | ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE FREITAS | 2012 |
6 | mestrado | Glauciene Batista de Barros | 2025 |
7 | mestrado | GLAYCI KELLI REIS DA SILVA XAVIER | 2011 |
8 | mestrado | GLEICI HERINGER | 2016 |
9 | mestrado | Isadora Eccard Bersot | 2024 |
10 | mestrado | JOYCE S. DOS SANTOS MONFORTE | 2018 |
11 | mestrado | JÚLIA VIEIRA CORREIA | 2020 |
12 | mestrado | KARINE DUARTE S. ANDRADE | 2021 |
13 | mestrado | LUCAS DE SOUZA MATHIAS | 2022 |
14 | mestrado | MARIA FILOMENA CORREIA DO REGO | 2014 |
15 | mestrado | MARIANA INÁCIO DE OLIVEIRA MÁXIMO | 2013 |
16 | mestrado | MURILO ALBERTO MARTINS SILVA | 2020 |
17 | mestrado | ROBERTA VIEGAS NORONHA | 2016 |
18 | mestrado | SABRINA VIANNA DE CASTRO | 2015 |
19 | mestrado | THAINA FRANÇA COELHO | 2022 |
20 | mestrado | THATIANA MUYLAERT SIQUEIRA | 2017 |
21 | mestrado | VÍVIAN LÚCIA XAVIER PEREIRA | 2020 |
22 | doutorado | ALBERTO RODRIGUES PEREIRA | 2020 |
23 | doutorado | GISELE ARRUDA ECKHARDT | 2024 |
24 | doutorado | IRAN NASCIMENTO PITTHAN | 2017 |
25 | doutorado | IVANA QUINTÃO DE ANDRADE | 2019 |
26 | doutorado | JANINE MARIA ROCHA DA SILVA | 2019 |
27 | doutorado | MARGARETH SILVA DE MATTOS | 2017 |
Coorientações
Em Andamento
# | Nível | Nome |
---|---|---|
1 | doutorado | VÍVIAN LÚCIA XAVIER PEREIRA |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão | ||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Supervisões (pós-doutorado)
Em Andamento
# | Nome | Lattes | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nome | Lattes | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Ensino
Sigla | Disciplina | Categoria |
---|---|---|
EGL10118 | SEMIOLINGUÍSTICA | Eletiva |
EGL10118 | SEMIOLINGUÍSTICA | Eletiva |
EGL00192 | TEORIAS E ENSINO DE LEITURA | Eletiva |