EDUARDO KENEDY
Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq-Nível 2
JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO – FAPERJ
Áreas de Interesse: Psicolinguística
EDUARDO KENEDY
Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq-Nível 2
JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO – FAPERJ
Áreas de Interesse: Psicolinguística
Linha(s) de Pesquisa:
Linha 1 - Teoria e análise linguística
Resumo
Atuo como pesquisador nas áreas da Psicolinguística Experimental e da Sintaxe Gerativa das Línguas Naturais. Meus interesses de pesquisas atualmente são: (i) Psicolinguística translacional para a Educação; (ii) Processamento cognitivo da linguagem e (iii) Arquitetura do conhecimento linguístico em línguas naturais.
Pesquisa
LIVROS
KENEDY, E. A antissimetria da sintaxe em orac?o?es relativas. São Carlos: P&J, 2023.
OTHERO, G. & KENEDY, E. Chomsky – a reinvenção da linguística. SP: Ed. Contexto, 2019.
KENEDY, E. & OTHERO, G. Para conhecer sintaxe. SP: Ed. Contexto, 2018.
ABRAÇADO, J.; KENEDY, E.; AMORIM, C.; ROCHA, L. & DIAS, A. Linguística IV. RJ: Fundação CECIERJ, 2018.
KENEDY, E. A língua portuguesa no Brasil e em Portugal: o caso das orações relativas. Niterói, Eduff, 2017.
OTHERO, G. & KENEDY, E. Sintaxe, sintaxes: uma introdução. SP: Ed. Contexto, 2015.
ABRAÇADO, J. & KENEDY, E. Transitividade traço a traço. Niterói: Eduff, 2014.
KENEDY. E. Curso básico de linguística gerativa. SP: Ed. Contexto, 2013.
KENEDY, E. & LIMA, R. Linguística II. RJ: Fundação CECIERJ, 2012.
CAPÍTULOS DE LIVROS
KENEDY, E.; SANCHEZ-MENDES, L. Pesquisas em linguística formal e em psicolinguística: o GEPEX. In: ROSÁRIO, I.; SANCHEZ-MENDES, L. (Org.). Teoria e análise linguística. Niterói: EdUFF, 2022, p. 15-37.
DE SOUZA, J.; KENEDY, E. (re)Pensando as habilidades leitoras dos universitários brasileiros In: MAIA, M. (Org.). Psicolinguística – diversidades, interfaces e aplicações. São Paulo: Contexto, 2022, p. 90-108.
KENEDY, E. Uma breve história do GEPEX. In: SILVA, G.; RICCI, A. (Orgs.). GEPEX – 10 anos. Rio de Janeiro: Autografia, 2022, p. 15-26.
KENEDY, E. Todas as sociedades humanas possuem língua? In: OTHERO, G.; FLORES, V. (Orgs.). O que sabemos sobre a linguagem – 51 perguntas e respostas sobre a linguagem humana. São Paulo: Parábola, 2022, p. 71-76.
KENEDY, E. No domínio de CP: relativas de encaixe central recursivo, competência linguística e dados de desempenho em língua portuguesa. IN: MENDES JR., P.; GUESSER, S.; LUNGUINHO, M. & VICENTE, H. Relativização e clivagem no PB: sintaxe, aquisição, diacronia e experimentação. Campinas: Pontes, 2020. pp. 149-171.
KENEDY, E. & OTHERO, G. O futuro da linguística e o legado chomskyano. IN: OTHERO, G. & KENEDY, E. Chomsky – a reinvenção de da linguística. SP: Contexto, 2019. pp 213-216.
KENEDY, E. & GUESSER, S. O jovem Chomsky, sua resenha de 1959 e a derrocada do behaviorismo. IN: OTHERO, G. & KENEDY, E. Chomsky – a reinvenção de da linguística. SP: Contexto, 2019. pp 47-54.
KENEDY, E. & OTHERO, G. Introdução de Chomsky – a reinvenção de da linguística. IN: OTHERO, G. & KENEDY, E. Chomsky – a reinvenção de da linguística. SP: Contexto, 2019. pp 9-10.
KENEDY, E. Uma breve introdução aos estudos experimentais em linguística. IN: WIEDEMER, M. (Org.). Estudos linguísticos contemporâneos: questões e tendências. RJ: Autografia, 2019. pp 159-183.
KENEDY, E. O problema do analfabetismo funcional no Brasil sob uma análise psicolinguística. In: MAIA, M. (org.) Psicolinguística e educação. SP: Mercado de Letras, 2018. pp. 81-102.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Dificuldades no ensino de língua portuguesa. IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 189-210.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Como se escreve isso? Aspectos da variação fonológica do português do Brasil e seus reflexos no aprendizado da escrita. IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 211-236.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Eu falo “tipo assim”, mas escrevo “tal como”: variações diamésicas e seu reflexo no aprendizado da escrita formal. IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 237-262.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Variações morfossintáticas do português do Brasil e seu reflexo no aprendizado da escrita formal (Parte I). IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 263-286.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Eu não falo assim, mas posso aprender: variações morfossintáticas do português do Brasil e seu reflexo no aprendizado da escrita formal (Parte II). IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 287-308.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Aspectos discursivos da oralidade e da escrita. IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 309-331.
DE SOUZA, J. & KENEDY, E. A leitura dos nativos digitais: uma abordagem psicolinguística. IN.: ATAÍDE, A. et al. (Orgs). Pesquisa em língua, linguística e literatura no Nordeste: uma jornada de quase 40 anos do GELNE. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 467-488.
KENEDY, E. O papel da psicolinguística experimental no desenvolvimento de modelos formal-cognitivos de língua. In: Lúcrecio Sá Júnior; Marcos Antônio Martins. (Org.). Rumos da linguística brasileira no século XXI: historiografia, gramática e ensino. SP: Blucher, 2016. pp. 189-202.
KENEDY, E. A teoria da dependência local: um modelo interativo de processamento linguístico. In: Marianne Cavalcante et al.. (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística (vol 1). João Pessoa: MGE, 2016. pp. 654-671.
POMBO, A. & KENEDY, E. Processamento de orações relativas ambíguas: o comportamento de unilíngues e bilíngues em espanhol, inglês e português americanos. In: Marianne Cavalcante et al.. (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística (vol 1). João Pessoa: MGE, 2016. pp. 716-737.
KENEDY, E. O status da norma culta na língua-I dos brasileiros e seu respectivo tratamento na escola: algumas contribuições de estudos formalistas à educação. In: Simone Guesser. (Org.). Linguística: pesquisa e ensino. Boa Vista: EDUFRR, 2016. pp. 173-196.
KENEDY, E. Informações discursivas no cálculo da complexidade sintática. In: HORA, D.; LOPES, J. & LUCENA, R. (Org.) ALFAL 50 anos: contribuições para estudos linguísticos e filológicos. João Pessoa: Ideia, 2015. pp. 265-288.
MARTELOTTA, M. & KENEDY, E. A visão funcionalista da linguagem no século XX. In: FURTADO da CUNHA, M. et al. (Org.). Linguística Funcional: teoria e prática. SP: Parábola. 2015. pp. 11-20.
KENEDY, E. Psicolinguística na descrição gramatical. In: MAIA, M. (Org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. SP: Contexto, 2015. pp. 143-156.
KENEDY, E. Sintaxe gerativa. In: OTHERO, G. & KENEDY, E. (Org.). Sintaxe, sintaxes: uma introdução. SP: Contexto, 2015. pp. 11-26.
KENEDY, E. Estruturas sintáticas de orações relativas. In: BISPO, E. & RIOS, M. (Org.). Orações relativas do português brasileiro : diferentes perspectivas. Niterói: EdUFF, 2014; pp. 11-46.
KENEDY, E. Nos meandros da experimentação. In: ABRAÇADO, J. & KENEDY, E. (Org.). Transitividade traço a traço. Niterói: EdUFF, 2014. pp. 29-38.
ABRAÇADO, J. & KENEDY, E. Individuação do objeto. In: ABRAÇADO, J. & KENEDY, E. (Org.). Transitividade traço a traço. Niterói: EdUFF, 2014. pp. 171-189.
KENEDY, E. Linguagem, sociedade e cognição. In: PAES, R. (Org.). Língua, uso e discurso: entremeios e fronteiras. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora da UESA, 2013. pp. 5-34.
KENEDY, E. Léxico e computações lexicais. In: FERRARI-NETO, J.; SILVA, C. (Org.). Programa minimalista em foco: princípios e debates. Curitiba: CRV, 2012. pp. 41-69.
KENEDY, E. Gêneros textuais e psicolinguística caminhos para um diálogo. In: ARANHA, S.; PEREIRA, T. & ALMEIDA, M. L. Gêneros textuais e linguagem: diálogos abertos. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2009.
KENEDY, E. Gerativismo. In: MARTELOTTA, M. (Org.). Manual de lingüística. São Paulo: Contexto, 2008. pp. 127-140.
KENEDY, E.; GOMES, M. C. & MENEZES, H. Estrutura e processamento de orações relativas. IN.: HENRIQUES, C. C. (Org.). Linguagem, conhecimento e aplicação – estudos de língua e lingüística. Rio de Janeiro: Editora Europa. 2003. pp. 172-184.
MARTELOTTA, M. & KENEDY, E. A visão funcionalista da linguagem no século XX. In: FURTADO da CUNHA, M. et al. (Org.). Lingüística Funcional: teoria e prática. Rio de Janeiro, DP&A/FAPERJ. 2003. pp. 17-28.
ARTIGOS EM PERIÓDICOS
KENEDY, E. Heterogeneidade e homogeneidade nas línguas: uma síntese histórica para o surgimento da teoria das múltiplas gramáticas e uma análise sobre a articulação entre orações em sentenças do português brasileiro. Cadernos de Linguística, v. 2, p. 1-17, 2021.
VIRGINIO, V. ; PINHEIRO, D. ; KENEDY, E. Advérbios em ‘mente’ e adjetivos adverbiais oferecem contribuições distintas para a estrutura informacional da sentença. Revista Linguística, v. 37, p. 93-116, 2021.
De SOUZA, J. ; KENEDY, E. Repensando as habilidades de leitura no ensino superior sob a ótica da psicolinguística experimental. Revista da ABRALIN, v. 16, p. 350-375, 2019.
CUNHA, K. C. & KENEDY, E. Um olhar psicolinguístico sobre a alfabetização precoce: evidências experimentais. ReVEL. Vol. 17, n. 33, 2019. pp. 322-351.
da SILVA, G; SIMONASSI, G; SANCHEZ-MENDES, L. & KENEDY, E. Iconicidade e reconhecimento lexical na língua de sinais brasileira. PERcursos linguísticos. Vol. 9, Nº 22. 2019. pp. 141-160.
De SOUZA, J. A. & KENEDY, E. Repensando as habilidades de leitura no ensino superior sob a ótica da psicolinguística experimental. Revista da Abralin, v. 16, n. 1, 2019. pp. 350-375. [pdf]
KENEDY, E. & DONAZZAN, M. Língua: cognição e usos (apresentação do Vol. 23, Número 46 – Revista Gragoatá). Revista Gragoatá (UFF), v. 23, 2018. pp. 347-353.
ABREU, K. & KENEDY, E. Psicolinguística: estudos no Brasil. SOLETRAS n° 33, 2017. pp. 1-8.
De SOUZA, J. & KENEDY, E. A leitura dos nativos digitais: uma abordagem psicolinguística. SOLETRAS n° 33, 2017. pp. 189-211.
De OLIVEIRA, T.; LOPES, C. & KENEDY, E. O processamento dos clíticos de 2ª pessoa do singular no português brasileiro. SOLETRAS n° 33, 2017. pp. 105-136.
KENEDY, E. Modelos interativos no processamento de frases: a teoria da dependência local. Prolíngua, v. 10, 2016. p. 150-162.
CABRAL, A.; LEITÃO, M. & KENEDY, E. A influência da animacidade no processamento de cláusulas relativas no Português Brasileiro. Letras de Hoje, v. 59, 2015. p. 102-111.
FERRARI-NETO, J.; SILVA, A. & KENEDY, E. Algumas reflexões sobre a linguística gerativa, sua evolução, seus avanços e métodos. Gragoatá, v. 38, 2015. pp. 111-141.
KENEDY, E. O status tipológico das construções de tópico no português brasileiro: uma abordagem experimental. Revista da ABRALIN, v. XIII, 2014. pp. 151-183.
KENEDY, E. Possíveis contribuições da linguística gerativa à formação do professor de língua portuguesa. Revista de Letras (UFC), nº 32., 2013. pp. 1-8.
KENEDY, E. & MOTA, C. Orientação de anáforas nulas e pronominais para sujeitos e tópicos no PB. Linguística (PPGL/UFRJ), v. 8, 2012. pp. 159-172.
KENEDY, E. Tópicos e sujeitos no PB: uma abordagem experimental. Revista da ANPOLL, v. 31, 2011. pp. 69-88.
ABRACADO, J. & KENEDY, E. Aquisição da linguagem – palavras iniciais. (apresentação do vol. 16, nº. 30 da Revista Gragoatá) . Revista Gragoatá, v. 30, v. 1, 2011. pp. 11-36.
KENEDY, E. Rudimentos para uma nova sintaxe na NGB. Revista E-scrita, v. 1, 2010. pp. 1-10.
KENEDY, E. As relativas preposicionadas padrão são naturais aos falantes do português do Brasil? Evidências de pesquisa experimental em psicolinguística. Revista Eletrônica Via Litterae, v. 2, 2010. pp. 58-74.
KENEDY, E. Análise de corpus, a intuição do linguista e metodologia experimental na pesquisa sobre as orações relativas do PB e do PE. Linguística (PPGL/UFRJ). v.4, 2009. pp. 30-51.
KENEDY, E. As orações relativas preposicionadas e a hipótese da antinaturalidade de pied-piping. Veredas. (UFJF). 2008. pp. 92–111.
KENEDY, E. Raising como uma nova descrição sintática para as orações relativas. Linguística (PPGL/UFRJ). v.3, 2007. pp. 197–216.
KENEDY, E. Desempenho de indivíduos normais e afásicos em teste de juízo de gramaticalidade sobre orações relativas preposicionadas. Revista do ISAT. v.06, 2006. pp. 31–46.
KENEDY, E. A hipótese da antinaturalidade de pied-piping: evidências de teste de juízo automático de gramaticalidade em português. Amarantes e Depois (UERJ). 2005. pp. 41–67.
KENEDY, E. O modelo raising de descrição de cláusulas relativas: evidências do português. Revista da ABRALIN, v.II, 2005. pp. 9–22.
Publicações
LIVROS
KENEDY, E. A antissimetria da sintaxe em orac?o?es relativas. São Carlos: P&J, 2023.
OTHERO, G. & KENEDY, E. Chomsky – a reinvenção da linguística. SP: Ed. Contexto, 2019.
KENEDY, E. & OTHERO, G. Para conhecer sintaxe. SP: Ed. Contexto, 2018.
ABRAÇADO, J.; KENEDY, E.; AMORIM, C.; ROCHA, L. & DIAS, A. Linguística IV. RJ: Fundação CECIERJ, 2018.
KENEDY, E. A língua portuguesa no Brasil e em Portugal: o caso das orações relativas. Niterói, Eduff, 2017.
OTHERO, G. & KENEDY, E. Sintaxe, sintaxes: uma introdução. SP: Ed. Contexto, 2015.
ABRAÇADO, J. & KENEDY, E. Transitividade traço a traço. Niterói: Eduff, 2014.
KENEDY. E. Curso básico de linguística gerativa. SP: Ed. Contexto, 2013.
KENEDY, E. & LIMA, R. Linguística II. RJ: Fundação CECIERJ, 2012.
CAPÍTULOS DE LIVROS
KENEDY, E.; SANCHEZ-MENDES, L. Pesquisas em linguística formal e em psicolinguística: o GEPEX. In: ROSÁRIO, I.; SANCHEZ-MENDES, L. (Org.). Teoria e análise linguística. Niterói: EdUFF, 2022, p. 15-37.
DE SOUZA, J.; KENEDY, E. (re)Pensando as habilidades leitoras dos universitários brasileiros In: MAIA, M. (Org.). Psicolinguística – diversidades, interfaces e aplicações. São Paulo: Contexto, 2022, p. 90-108.
KENEDY, E. Uma breve história do GEPEX. In: SILVA, G.; RICCI, A. (Orgs.). GEPEX – 10 anos. Rio de Janeiro: Autografia, 2022, p. 15-26.
KENEDY, E. Todas as sociedades humanas possuem língua? In: OTHERO, G.; FLORES, V. (Orgs.). O que sabemos sobre a linguagem – 51 perguntas e respostas sobre a linguagem humana. São Paulo: Parábola, 2022, p. 71-76.
KENEDY, E. No domínio de CP: relativas de encaixe central recursivo, competência linguística e dados de desempenho em língua portuguesa. IN: MENDES JR., P.; GUESSER, S.; LUNGUINHO, M. & VICENTE, H. Relativização e clivagem no PB: sintaxe, aquisição, diacronia e experimentação. Campinas: Pontes, 2020. pp. 149-171.
KENEDY, E. & OTHERO, G. O futuro da linguística e o legado chomskyano. IN: OTHERO, G. & KENEDY, E. Chomsky – a reinvenção de da linguística. SP: Contexto, 2019. pp 213-216.
KENEDY, E. & GUESSER, S. O jovem Chomsky, sua resenha de 1959 e a derrocada do behaviorismo. IN: OTHERO, G. & KENEDY, E. Chomsky – a reinvenção de da linguística. SP: Contexto, 2019. pp 47-54.
KENEDY, E. & OTHERO, G. Introdução de Chomsky – a reinvenção de da linguística. IN: OTHERO, G. & KENEDY, E. Chomsky – a reinvenção de da linguística. SP: Contexto, 2019. pp 9-10.
KENEDY, E. Uma breve introdução aos estudos experimentais em linguística. IN: WIEDEMER, M. (Org.). Estudos linguísticos contemporâneos: questões e tendências. RJ: Autografia, 2019. pp 159-183.
KENEDY, E. O problema do analfabetismo funcional no Brasil sob uma análise psicolinguística. In: MAIA, M. (org.) Psicolinguística e educação. SP: Mercado de Letras, 2018. pp. 81-102.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Dificuldades no ensino de língua portuguesa. IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 189-210.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Como se escreve isso? Aspectos da variação fonológica do português do Brasil e seus reflexos no aprendizado da escrita. IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 211-236.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Eu falo “tipo assim”, mas escrevo “tal como”: variações diamésicas e seu reflexo no aprendizado da escrita formal. IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 237-262.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Variações morfossintáticas do português do Brasil e seu reflexo no aprendizado da escrita formal (Parte I). IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 263-286.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Eu não falo assim, mas posso aprender: variações morfossintáticas do português do Brasil e seu reflexo no aprendizado da escrita formal (Parte II). IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 287-308.
KENEDY, E.; DIAS, A.; ABRAÇADO, J. Aspectos discursivos da oralidade e da escrita. IN.: ABRAÇADO, J. et al. Linguística IV. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. pp. 309-331.
DE SOUZA, J. & KENEDY, E. A leitura dos nativos digitais: uma abordagem psicolinguística. IN.: ATAÍDE, A. et al. (Orgs). Pesquisa em língua, linguística e literatura no Nordeste: uma jornada de quase 40 anos do GELNE. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 467-488.
KENEDY, E. O papel da psicolinguística experimental no desenvolvimento de modelos formal-cognitivos de língua. In: Lúcrecio Sá Júnior; Marcos Antônio Martins. (Org.). Rumos da linguística brasileira no século XXI: historiografia, gramática e ensino. SP: Blucher, 2016. pp. 189-202.
KENEDY, E. A teoria da dependência local: um modelo interativo de processamento linguístico. In: Marianne Cavalcante et al.. (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística (vol 1). João Pessoa: MGE, 2016. pp. 654-671.
POMBO, A. & KENEDY, E. Processamento de orações relativas ambíguas: o comportamento de unilíngues e bilíngues em espanhol, inglês e português americanos. In: Marianne Cavalcante et al.. (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística (vol 1). João Pessoa: MGE, 2016. pp. 716-737.
KENEDY, E. O status da norma culta na língua-I dos brasileiros e seu respectivo tratamento na escola: algumas contribuições de estudos formalistas à educação. In: Simone Guesser. (Org.). Linguística: pesquisa e ensino. Boa Vista: EDUFRR, 2016. pp. 173-196.
KENEDY, E. Informações discursivas no cálculo da complexidade sintática. In: HORA, D.; LOPES, J. & LUCENA, R. (Org.) ALFAL 50 anos: contribuições para estudos linguísticos e filológicos. João Pessoa: Ideia, 2015. pp. 265-288.
MARTELOTTA, M. & KENEDY, E. A visão funcionalista da linguagem no século XX. In: FURTADO da CUNHA, M. et al. (Org.). Linguística Funcional: teoria e prática. SP: Parábola. 2015. pp. 11-20.
KENEDY, E. Psicolinguística na descrição gramatical. In: MAIA, M. (Org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. SP: Contexto, 2015. pp. 143-156.
KENEDY, E. Sintaxe gerativa. In: OTHERO, G. & KENEDY, E. (Org.). Sintaxe, sintaxes: uma introdução. SP: Contexto, 2015. pp. 11-26.
KENEDY, E. Estruturas sintáticas de orações relativas. In: BISPO, E. & RIOS, M. (Org.). Orações relativas do português brasileiro : diferentes perspectivas. Niterói: EdUFF, 2014; pp. 11-46.
KENEDY, E. Nos meandros da experimentação. In: ABRAÇADO, J. & KENEDY, E. (Org.). Transitividade traço a traço. Niterói: EdUFF, 2014. pp. 29-38.
ABRAÇADO, J. & KENEDY, E. Individuação do objeto. In: ABRAÇADO, J. & KENEDY, E. (Org.). Transitividade traço a traço. Niterói: EdUFF, 2014. pp. 171-189.
KENEDY, E. Linguagem, sociedade e cognição. In: PAES, R. (Org.). Língua, uso e discurso: entremeios e fronteiras. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora da UESA, 2013. pp. 5-34.
KENEDY, E. Léxico e computações lexicais. In: FERRARI-NETO, J.; SILVA, C. (Org.). Programa minimalista em foco: princípios e debates. Curitiba: CRV, 2012. pp. 41-69.
KENEDY, E. Gêneros textuais e psicolinguística caminhos para um diálogo. In: ARANHA, S.; PEREIRA, T. & ALMEIDA, M. L. Gêneros textuais e linguagem: diálogos abertos. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2009.
KENEDY, E. Gerativismo. In: MARTELOTTA, M. (Org.). Manual de lingüística. São Paulo: Contexto, 2008. pp. 127-140.
KENEDY, E.; GOMES, M. C. & MENEZES, H. Estrutura e processamento de orações relativas. IN.: HENRIQUES, C. C. (Org.). Linguagem, conhecimento e aplicação – estudos de língua e lingüística. Rio de Janeiro: Editora Europa. 2003. pp. 172-184.
MARTELOTTA, M. & KENEDY, E. A visão funcionalista da linguagem no século XX. In: FURTADO da CUNHA, M. et al. (Org.). Lingüística Funcional: teoria e prática. Rio de Janeiro, DP&A/FAPERJ. 2003. pp. 17-28.
ARTIGOS EM PERIÓDICOS
KENEDY, E. Heterogeneidade e homogeneidade nas línguas: uma síntese histórica para o surgimento da teoria das múltiplas gramáticas e uma análise sobre a articulação entre orações em sentenças do português brasileiro. Cadernos de Linguística, v. 2, p. 1-17, 2021.
VIRGINIO, V. ; PINHEIRO, D. ; KENEDY, E. Advérbios em ‘mente’ e adjetivos adverbiais oferecem contribuições distintas para a estrutura informacional da sentença. Revista Linguística, v. 37, p. 93-116, 2021.
De SOUZA, J. ; KENEDY, E. Repensando as habilidades de leitura no ensino superior sob a ótica da psicolinguística experimental. Revista da ABRALIN, v. 16, p. 350-375, 2019.
CUNHA, K. C. & KENEDY, E. Um olhar psicolinguístico sobre a alfabetização precoce: evidências experimentais. ReVEL. Vol. 17, n. 33, 2019. pp. 322-351.
da SILVA, G; SIMONASSI, G; SANCHEZ-MENDES, L. & KENEDY, E. Iconicidade e reconhecimento lexical na língua de sinais brasileira. PERcursos linguísticos. Vol. 9, Nº 22. 2019. pp. 141-160.
De SOUZA, J. A. & KENEDY, E. Repensando as habilidades de leitura no ensino superior sob a ótica da psicolinguística experimental. Revista da Abralin, v. 16, n. 1, 2019. pp. 350-375. [pdf]
KENEDY, E. & DONAZZAN, M. Língua: cognição e usos (apresentação do Vol. 23, Número 46 – Revista Gragoatá). Revista Gragoatá (UFF), v. 23, 2018. pp. 347-353.
ABREU, K. & KENEDY, E. Psicolinguística: estudos no Brasil. SOLETRAS n° 33, 2017. pp. 1-8.
De SOUZA, J. & KENEDY, E. A leitura dos nativos digitais: uma abordagem psicolinguística. SOLETRAS n° 33, 2017. pp. 189-211.
De OLIVEIRA, T.; LOPES, C. & KENEDY, E. O processamento dos clíticos de 2ª pessoa do singular no português brasileiro. SOLETRAS n° 33, 2017. pp. 105-136.
KENEDY, E. Modelos interativos no processamento de frases: a teoria da dependência local. Prolíngua, v. 10, 2016. p. 150-162.
CABRAL, A.; LEITÃO, M. & KENEDY, E. A influência da animacidade no processamento de cláusulas relativas no Português Brasileiro. Letras de Hoje, v. 59, 2015. p. 102-111.
FERRARI-NETO, J.; SILVA, A. & KENEDY, E. Algumas reflexões sobre a linguística gerativa, sua evolução, seus avanços e métodos. Gragoatá, v. 38, 2015. pp. 111-141.
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KENEDY, E. Possíveis contribuições da linguística gerativa à formação do professor de língua portuguesa. Revista de Letras (UFC), nº 32., 2013. pp. 1-8.
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ABRACADO, J. & KENEDY, E. Aquisição da linguagem – palavras iniciais. (apresentação do vol. 16, nº. 30 da Revista Gragoatá) . Revista Gragoatá, v. 30, v. 1, 2011. pp. 11-36.
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KENEDY, E. Análise de corpus, a intuição do linguista e metodologia experimental na pesquisa sobre as orações relativas do PB e do PE. Linguística (PPGL/UFRJ). v.4, 2009. pp. 30-51.
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KENEDY, E. Raising como uma nova descrição sintática para as orações relativas. Linguística (PPGL/UFRJ). v.3, 2007. pp. 197–216.
KENEDY, E. Desempenho de indivíduos normais e afásicos em teste de juízo de gramaticalidade sobre orações relativas preposicionadas. Revista do ISAT. v.06, 2006. pp. 31–46.
KENEDY, E. A hipótese da antinaturalidade de pied-piping: evidências de teste de juízo automático de gramaticalidade em português. Amarantes e Depois (UERJ). 2005. pp. 41–67.
KENEDY, E. O modelo raising de descrição de cláusulas relativas: evidências do português. Revista da ABRALIN, v.II, 2005. pp. 9–22.
Projetos
1. Formação escolar de leitores em português brasileiro: uma abordagem psicolinguística (2021 - atual)
2. Múltiplas gramáticas do português brasileiro e letramento formal: abordagem psicolinguística e intervenção pedagógica (2017 - 2021)
3. Processamento psicolinguístico de linguagem figurada: estudos experimentais (2017 - 2021)
4. Acesso e integração de informações cognitivas no processamento da compreensão de frases (2013 - 2017)
5. Processamento sintático de constituintes topicalizados em português brasileiro: a topicalização na interface sintaxe e discurso (2009 - 2013)
6. Processamento de constituintes topicalizados em português brasileiro (2008 - 2009)
Orientações
Em Andamento
# | Nível | Nome |
---|---|---|
1 | mestrado | Dhéo Luiz Assumpção Wirzma |
2 | doutorado | ERIVELTON SARDINHA DA SILVA |
3 | doutorado | KELLY CRISTINE OLIVEIRA DA CUNHA |
4 | doutorado | Lienise Lins Silva |
5 | doutorado | YENEISY GUILARTE QUINTELA |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão |
---|---|---|---|
1 | mestrado | Adryanne Dos Santos Neves Martins | 2025 |
2 | mestrado | ALEXANDRE NICOLAS SOARES | 2014 |
3 | mestrado | CARLA MOTA REGIS DE CARVALHO | 2016 |
4 | mestrado | ERIVELTON SARDINHA DA SILVA | 2018 |
5 | mestrado | ESTER ROBERTA CARDOSO MOREIRA | 2015 |
6 | mestrado | GLADISTON ALVES DA SILVA | 2018 |
7 | mestrado | HELICÉA PAIVA NASCIMENTO DA SILVA | 2015 |
8 | mestrado | JOANA ANGELICA DA SILVA DE SOUZA | 2016 |
9 | mestrado | KELLY CRISTINE OLIVEIRA DA CUNHA | 2019 |
10 | mestrado | Lienise Lins Silva | 2023 |
11 | mestrado | Miguel de Mendonca Ferreira da Silva | 2023 |
12 | mestrado | MOÍRA DO NASCIMENTO SOUZA | 2019 |
13 | mestrado | RODRIGO LUIZ LITO FREIRE | 2013 |
14 | mestrado | ROSE CLÉA PENHA SANTIAGO DUARTE | 2012 |
15 | mestrado | SIMONE DA SILVA SOARES | 2014 |
16 | mestrado | VICTOR RAMOS DA SILVA | 2015 |
17 | mestrado | YENEISY GUILARTE QUINTELA | 2021 |
18 | doutorado | ADIEL QUEIROZ RICCI | 2022 |
19 | doutorado | ALINE FERNANDA ALVES DIAS | 2015 |
Coorientações
Em Andamento
# | Nível | Nome | |||
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Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão | ||
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Nenhum registro encontrado. |
Supervisões (pós-doutorado)
Em Andamento
# | Nome | Lattes | |||
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Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nome | Lattes |
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1 | GLÁUCIA DO ACRMO XAVIER |
Ensino
Sigla | Disciplina | Categoria |
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EGL10113 | ESTUDOS EM GRAMÁTICA | Eletiva |
EGL10115 | LINGUAGEM E COGNIÇÃO | Eletiva |
EGL00177 | METODOLOGIA DE PESQUISA | Eletiva |
EGL00183 | TÓPICOS EM GRAMÁTICA | Eletiva |