EBAL SANT'ANNA BOLACIO FILHO
Áreas de Interesse: Sociolinguística; linguística aplicada; estudos da tradução
EBAL SANT'ANNA BOLACIO FILHO
Áreas de Interesse: Sociolinguística; linguística aplicada; estudos da tradução
Linha(s) de Pesquisa:
Linha 3 - História, política e contato linguístico
Resumo
Possui graduação em Letras - Licenciatura (Português-Francês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), Magister Artium em Filologia Hispânica, Estudos Latino-americanos e Estudos do Sudeste Asiático pela Universidade de Frankfurt (2002), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Letras pela PUC-Rio (2013) . Atualmente é professor adjunto de língua alemã da UFF e do programa de pós-graduação em Letras (Estudos de Língua) da Uerj. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de línguas estrangeiras (alemão, francês, espanhol e português) e tradução. Tradutor juramentado para o idioma alemão aprovado em primeiro lugar no concurso realizado pela Jucerja em 2009.
Pesquisa
Artigos completos publicados em periódicos
Ordenar por
1.
BRUM, DIOGO MATHIAS ; BOLACIO FILHO, EBAL SANT'ANNA . Nomes de seres fantásticos do folclore brasileiro em tradução alemã. Gragoatá (UFF), v. 24, p. 286-298, 2019.
2.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA. Deutsch geht durch den Magen - aprender alemão cozinhando. PROJEKT (CURITIBA), v. 1, p. 31-35, 2019.
3.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; GONDAR, A. . Interkulturelle Sprachmittlung: eine Einarbeitungs- und Einsatzmöglichkeit für angehende DeutschlehrerInnen in Rio de Janeiro. DAFBRUCKE (CURITIBA), v. 1, p. 12-17, 2018.
4.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; MÜLLER, JASMIN . Aussprachevermittlungim brasilianischen DaFUnterricht - einige Überlegungen. PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO), v. 20, p. 60-77, 2017.
5.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT ANNA; LIMA, THAIS ; BARROS, BELINO DOS REIS . Modalpartikeln im DaF-Unterricht: Vermittlung und Lehrwerkanalyse. CADERNO DE LETRAS (UFPEL), v. 1, p. 51-65, 2017.
6.
GONDAR, A. ; BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA . Mediação linguística e cultural: um projeto para futuros professores de Língua Alemã.. PROJEKT (CURITIBA), v. 55, p. 12-15, 2017.
7.
BOLACIO FILHO, E. S.; MARQUES-SCHAFER, G. ; STANKE, R. C. S. . Was können Lehrwerke zur Reflexion von Stereotypen im DaF-Unterricht beitragen? Eine Analyse anhand der Arbeit mit DaF kompakt in Brasilien. Info DaF. Informationen Deutsch als Fremdsprache, v. 5/2016, p. 566-586, 2016.
8.
BOLACIO FILHO, E. S.; MOURA, M. S. . Vice-versa: relações interculturais na prática? ? um projeto interinstitucional na área de tradução entre universidades brasileiras e alemãs. Graphos (João Pessoa), v. 18, p. 56-67, 2016.
9.
BOLACIO FILHO, E. S.; BRUM, D. M. ; SOUZA, S. G. S. . A disciplina de introdução à tradução no currículo de Letras: um relato de experiência docente docente docente e discente na Uerj. Projekt (Curitiba), v. 53, p. 25-30, 2015.
10.
BOLACIO FILHO, E. S.. Blended Learning am Goethe-Institut Rio - Ein Erfahrungsbericht. Projekt (Curitiba), v. 46, p. 59-60, 2008.
11.
BOLACIO FILHO, E. S.; de Andrade, F. G. . Kontrastive Phonetik: Deutsch und brasilianisches Portugiesisch. Dafbrucke (Curitiba), v. 7/2005, p. 21-23, 2005.
12.
BOLACIO FILHO, E. S.. Mögliche Konvergenzen zwischen argentinischem Spanisch und brasilianischem Portugiesisch: Voseo/Vocêo. Lebende Sprachen, v. 3/2003, p. 135-138, 2003.
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOURA, M. S. (Org.) ; BOLACIO FILHO, EBAL SANT'ANNA (Org.) . Lendas alemãs: As Lendas do Diabo. Seleção, notas e comentários. 1. ed. Rio de Janeiro: Letras e Versos Gráfica e Editora, 2017. v. 1. 236p .
2.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; MOURA, M. S. (Org.) ; SALIES, T. M. G. (Org.) ; STANKE, R. C. S. (Org.) . Ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1. ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017. 270p .
3.
MOURA, M. S. (Org.) ; SALIES, T. M. G. (Org.) ; STANKE, R. C. S. (Org.) ; BOLACIO FILHO, E. S. (Org.) . Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis - volume 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. v. 1. 236p .
4.
MOURA, M. S. ; SANT'ANNA BOLACIO FILHO, EBAL . O diabo nas lendas alemãs dos Irmãos Grimm. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. v. 1.
5.
SANT'ANNA BOLACIO FILHO, EBAL; FUNK, H. . Kulturdidaktik im Unterricht Deutsch als Fremdsprache: Deutsch lehren und lernen kooperativ- kompetent- kreativ. 1. ed. Rio de Janeiro: Apa-Rio, 2014. v. 1. 240p .
6.
MOURA, M. S. ; SALIES, T. M. G. ; Stanke, R.C.S.F. ; BOLACIO FILHO, E. S. . Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. v. 1. 206p .
Capítulos de livros publicados
1.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; Moura, M.S. . Da Prática à Teoria e Vice-Versa: Um Projeto de Tradução, Exercício Intercultural e Ensino de Língua Estrangeira (Alemão) no Instituto de Letras da UERJ. In: Antunes, M.A.; Pessoa, D.. (Org.). Da Prática à Teoria e Vice-Versa: Um Projeto de Tradução, Exercício Intercultural e Ensino de Língua Estrangeira (Alemão) no Instituto de Letras da UERJ. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, v. 1, p. 76-85.
2.
BOLACIO, Ebal; MARQUES-SCHAFER, G. ; STANKE, R. C. S. ; MOURA, M. S. . A formação de professores de alemão na UERJ: uma análise sobre os impactos de projetos de extensão. In: Dörthe Uphoff; Luciane Leipnitz; Poliana Coeli Costa Arantes; Rogéria Costa Pereira (orgs.). (Org.). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas.. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2017, v. 1, p. 103-122.
3.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; VORKEL, J. P. ; STANKE, R. C. S. . Material didático em cursos de alemão no contexto acadêmico brasileiro ? entre conceitos gerais e específicos. In: Moura, M.; Bolacio, E.; Stanke, R.; Saliés, T.. (Org.). Material didático em cursos de alemão no contexto acadêmico brasileiro ? entre conceitos gerais e específicos. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. , p. 15-37.
4.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; VOERKEL, P. ; Stanke, R.C.S.F. . Materrial didático em cursos de alemão no contexto acadêmico brasileiro. In: Moura; Bolacio; Stanke; Saliés. (Org.). Ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. 1, p. 15-36.
5.
BOLACIO FILHO, E. S.; MARQUES-SCHAFER, G. . Considerações sobre o ensino de alemão na Alemanha. In: Alexandre do Amaral Ribeiro. (Org.). Ensino de Português do Brasil para Estrangeiros: internacionalização, contextos e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: epublik, 2016, v. , p. 47-56.
6.
MOURA, M. S. ; SALIES, T. M. G. ; STANKE, R. C. S. ; BOLACIO FILHO, E. S. . Alemão para fins acadêmicos: um curso voltado à prática linguística e cultural para os níveis A2/B1. In: Moura;Saliés;Stanke;Bolacio. (Org.). Ensino-Aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis, vol.2. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, v. 1, p. 185-202.
7.
BOLACIO FILHO, E. S.. Deutsch geht durch den Magen. In: Michael Dobstadt; Michal Dvorecký; Eva Mandl, Grauben Navas de Pereira; Renate Riedner. (Org.). Kultur, Literatur, Landeskunde. 1ed.Bolzano: Bozen-Bolzano University Press, 2015, v. 3.2, p. 137-146.
8.
BOLACIO FILHO, E. S.; Moura, M.S. . Um novo velho método? A tradução na formação de professores de alemão como língua estrangeira. In: Magali dos Santos Moura; Tânia Mara Gastão Saliés; Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke; Ebal Sant?Anna Bolacio Filho (Orgs.). (Org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 1, p. 75-90.
9.
BOLACIO FILHO, E. S.. Fonética e interculturalidade. In: Ebal Sant?Anna Bolacio Filho; Hermann Funk. (Org.). Kulturdidaktik im unterricht deutsch als fremdsprache: deutsch lehren und lernen kooperativ- kompetent- kreativ. 1ed.Rio de Janeiro: Apa-Rio, 2014, v. 1, p. 141-157.
10.
BOLACIO FILHO, E. S.; STANKE, R. C. S. . O uso de lendas alemãs no ensino de alemão como língua estrangeira. In: Magali Moura; Ebal Bolacio organização, seleção e notas. (Org.). O diabo nas lendas alemãs dos Irmãos Grimm. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 1, p. 190-200.
11.
STANKE, R. C. S. ; BOLACIO FILHO, E. S. . Germanistik und DaF an der Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: Gerhard Lauer [Red.]. (Org.). Germanistik in Brasilien : Herausforderungen, Vermittlungswege, Übersetzungen ; Beiträge der DAAD-Germanistentagung 2013 mit dem Partnerland Brasilien. 1ed.Göttingen: Wallstein-Verlag, 2014, v. 1, p. 120-125.
12.
MOURA, M. S. ; BOLACIO FILHO, E. S. . Übersetzung zwischen Sprachen und Kulturen. In: Gerhard Lauer (Red.). (Org.). Germanistik in Brasilien : Herausforderungen, Vermittlungswege, Übersetzungen ; Beiträge der DAAD-Germanistentagung 2013 mit dem Partnerland Brasilien. 1ed.Göttingen: Wallstein-Verlag, 2014, v. 1, p. 130-150.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOLACIO FILHO, E. S.. A formação de professores de alemão na Uerj: um duplo desafio. In: XI Felin - Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ, 2014, Rio de Janeiro. Língua Portuguesa: a unidade, a variação e suas representações Organizadores: André Conforte e Flávio Barbosa Editora: Dialogarts Ano: 2014 Número total de páginas: 1525 Trecho correspondente ao seu artigo: p. 1270-1278. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014. v. 1. p. 1270-1278.
Publicações
Artigos completos publicados em periódicos
Ordenar por
1.
BRUM, DIOGO MATHIAS ; BOLACIO FILHO, EBAL SANT'ANNA . Nomes de seres fantásticos do folclore brasileiro em tradução alemã. Gragoatá (UFF), v. 24, p. 286-298, 2019.
2.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA. Deutsch geht durch den Magen - aprender alemão cozinhando. PROJEKT (CURITIBA), v. 1, p. 31-35, 2019.
3.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; GONDAR, A. . Interkulturelle Sprachmittlung: eine Einarbeitungs- und Einsatzmöglichkeit für angehende DeutschlehrerInnen in Rio de Janeiro. DAFBRUCKE (CURITIBA), v. 1, p. 12-17, 2018.
4.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; MÜLLER, JASMIN . Aussprachevermittlungim brasilianischen DaFUnterricht - einige Überlegungen. PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO), v. 20, p. 60-77, 2017.
5.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT ANNA; LIMA, THAIS ; BARROS, BELINO DOS REIS . Modalpartikeln im DaF-Unterricht: Vermittlung und Lehrwerkanalyse. CADERNO DE LETRAS (UFPEL), v. 1, p. 51-65, 2017.
6.
GONDAR, A. ; BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA . Mediação linguística e cultural: um projeto para futuros professores de Língua Alemã.. PROJEKT (CURITIBA), v. 55, p. 12-15, 2017.
7.
BOLACIO FILHO, E. S.; MARQUES-SCHAFER, G. ; STANKE, R. C. S. . Was können Lehrwerke zur Reflexion von Stereotypen im DaF-Unterricht beitragen? Eine Analyse anhand der Arbeit mit DaF kompakt in Brasilien. Info DaF. Informationen Deutsch als Fremdsprache, v. 5/2016, p. 566-586, 2016.
8.
BOLACIO FILHO, E. S.; MOURA, M. S. . Vice-versa: relações interculturais na prática? ? um projeto interinstitucional na área de tradução entre universidades brasileiras e alemãs. Graphos (João Pessoa), v. 18, p. 56-67, 2016.
9.
BOLACIO FILHO, E. S.; BRUM, D. M. ; SOUZA, S. G. S. . A disciplina de introdução à tradução no currículo de Letras: um relato de experiência docente docente docente e discente na Uerj. Projekt (Curitiba), v. 53, p. 25-30, 2015.
10.
BOLACIO FILHO, E. S.. Blended Learning am Goethe-Institut Rio - Ein Erfahrungsbericht. Projekt (Curitiba), v. 46, p. 59-60, 2008.
11.
BOLACIO FILHO, E. S.; de Andrade, F. G. . Kontrastive Phonetik: Deutsch und brasilianisches Portugiesisch. Dafbrucke (Curitiba), v. 7/2005, p. 21-23, 2005.
12.
BOLACIO FILHO, E. S.. Mögliche Konvergenzen zwischen argentinischem Spanisch und brasilianischem Portugiesisch: Voseo/Vocêo. Lebende Sprachen, v. 3/2003, p. 135-138, 2003.
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOURA, M. S. (Org.) ; BOLACIO FILHO, EBAL SANT'ANNA (Org.) . Lendas alemãs: As Lendas do Diabo. Seleção, notas e comentários. 1. ed. Rio de Janeiro: Letras e Versos Gráfica e Editora, 2017. v. 1. 236p .
2.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; MOURA, M. S. (Org.) ; SALIES, T. M. G. (Org.) ; STANKE, R. C. S. (Org.) . Ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1. ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017. 270p .
3.
MOURA, M. S. (Org.) ; SALIES, T. M. G. (Org.) ; STANKE, R. C. S. (Org.) ; BOLACIO FILHO, E. S. (Org.) . Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis - volume 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015. v. 1. 236p .
4.
MOURA, M. S. ; SANT'ANNA BOLACIO FILHO, EBAL . O diabo nas lendas alemãs dos Irmãos Grimm. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. v. 1.
5.
SANT'ANNA BOLACIO FILHO, EBAL; FUNK, H. . Kulturdidaktik im Unterricht Deutsch als Fremdsprache: Deutsch lehren und lernen kooperativ- kompetent- kreativ. 1. ed. Rio de Janeiro: Apa-Rio, 2014. v. 1. 240p .
6.
MOURA, M. S. ; SALIES, T. M. G. ; Stanke, R.C.S.F. ; BOLACIO FILHO, E. S. . Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. v. 1. 206p .
Capítulos de livros publicados
1.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; Moura, M.S. . Da Prática à Teoria e Vice-Versa: Um Projeto de Tradução, Exercício Intercultural e Ensino de Língua Estrangeira (Alemão) no Instituto de Letras da UERJ. In: Antunes, M.A.; Pessoa, D.. (Org.). Da Prática à Teoria e Vice-Versa: Um Projeto de Tradução, Exercício Intercultural e Ensino de Língua Estrangeira (Alemão) no Instituto de Letras da UERJ. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, v. 1, p. 76-85.
2.
BOLACIO, Ebal; MARQUES-SCHAFER, G. ; STANKE, R. C. S. ; MOURA, M. S. . A formação de professores de alemão na UERJ: uma análise sobre os impactos de projetos de extensão. In: Dörthe Uphoff; Luciane Leipnitz; Poliana Coeli Costa Arantes; Rogéria Costa Pereira (orgs.). (Org.). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas.. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2017, v. 1, p. 103-122.
3.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; VORKEL, J. P. ; STANKE, R. C. S. . Material didático em cursos de alemão no contexto acadêmico brasileiro ? entre conceitos gerais e específicos. In: Moura, M.; Bolacio, E.; Stanke, R.; Saliés, T.. (Org.). Material didático em cursos de alemão no contexto acadêmico brasileiro ? entre conceitos gerais e específicos. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. , p. 15-37.
4.
BOLACIO FILHO, EBAL SANT?ANNA; VOERKEL, P. ; Stanke, R.C.S.F. . Materrial didático em cursos de alemão no contexto acadêmico brasileiro. In: Moura; Bolacio; Stanke; Saliés. (Org.). Ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. 1, p. 15-36.
5.
BOLACIO FILHO, E. S.; MARQUES-SCHAFER, G. . Considerações sobre o ensino de alemão na Alemanha. In: Alexandre do Amaral Ribeiro. (Org.). Ensino de Português do Brasil para Estrangeiros: internacionalização, contextos e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: epublik, 2016, v. , p. 47-56.
6.
MOURA, M. S. ; SALIES, T. M. G. ; STANKE, R. C. S. ; BOLACIO FILHO, E. S. . Alemão para fins acadêmicos: um curso voltado à prática linguística e cultural para os níveis A2/B1. In: Moura;Saliés;Stanke;Bolacio. (Org.). Ensino-Aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis, vol.2. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, v. 1, p. 185-202.
7.
BOLACIO FILHO, E. S.. Deutsch geht durch den Magen. In: Michael Dobstadt; Michal Dvorecký; Eva Mandl, Grauben Navas de Pereira; Renate Riedner. (Org.). Kultur, Literatur, Landeskunde. 1ed.Bolzano: Bozen-Bolzano University Press, 2015, v. 3.2, p. 137-146.
8.
BOLACIO FILHO, E. S.; Moura, M.S. . Um novo velho método? A tradução na formação de professores de alemão como língua estrangeira. In: Magali dos Santos Moura; Tânia Mara Gastão Saliés; Roberta Cristina Sol Fernandes Stanke; Ebal Sant?Anna Bolacio Filho (Orgs.). (Org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 1, p. 75-90.
9.
BOLACIO FILHO, E. S.. Fonética e interculturalidade. In: Ebal Sant?Anna Bolacio Filho; Hermann Funk. (Org.). Kulturdidaktik im unterricht deutsch als fremdsprache: deutsch lehren und lernen kooperativ- kompetent- kreativ. 1ed.Rio de Janeiro: Apa-Rio, 2014, v. 1, p. 141-157.
10.
BOLACIO FILHO, E. S.; STANKE, R. C. S. . O uso de lendas alemãs no ensino de alemão como língua estrangeira. In: Magali Moura; Ebal Bolacio organização, seleção e notas. (Org.). O diabo nas lendas alemãs dos Irmãos Grimm. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 1, p. 190-200.
11.
STANKE, R. C. S. ; BOLACIO FILHO, E. S. . Germanistik und DaF an der Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: Gerhard Lauer [Red.]. (Org.). Germanistik in Brasilien : Herausforderungen, Vermittlungswege, Übersetzungen ; Beiträge der DAAD-Germanistentagung 2013 mit dem Partnerland Brasilien. 1ed.Göttingen: Wallstein-Verlag, 2014, v. 1, p. 120-125.
12.
MOURA, M. S. ; BOLACIO FILHO, E. S. . Übersetzung zwischen Sprachen und Kulturen. In: Gerhard Lauer (Red.). (Org.). Germanistik in Brasilien : Herausforderungen, Vermittlungswege, Übersetzungen ; Beiträge der DAAD-Germanistentagung 2013 mit dem Partnerland Brasilien. 1ed.Göttingen: Wallstein-Verlag, 2014, v. 1, p. 130-150.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOLACIO FILHO, E. S.. A formação de professores de alemão na Uerj: um duplo desafio. In: XI Felin - Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ, 2014, Rio de Janeiro. Língua Portuguesa: a unidade, a variação e suas representações Organizadores: André Conforte e Flávio Barbosa Editora: Dialogarts Ano: 2014 Número total de páginas: 1525 Trecho correspondente ao seu artigo: p. 1270-1278. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014. v. 1. p. 1270-1278.
Projetos
Tradução e Mediação na formação do futuro profissional de Letras
Descrição: O presente projeto tem por objetivo fornecer subsídios para auxiliar a formação dos futuros profissionais de Letras, seja como professores de línguas adicionais ou como tradutores e mediadores linguístico-culturais, através de leitura e discussões de textos teóricos e de oficinas de tradução e mediação. Os resultados do projeto deverão ser apresentados também em eventos bem como publicados em periódicos da área..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ebal Sant'Anna Bolacio Filho (UFF) / Anelise Gondar (UERJ)
Orientações
Em Andamento
# | Nível | Nome |
---|---|---|
1 | mestrado | Ana maria Sobreira de Siqueira |
2 | doutorado | DIOGO MATHIAS BRUM |
3 | doutorado | Gabriel Mendes Hernandez Perez |
4 | doutorado | ROSANA DA SILVA |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão |
---|---|---|---|
1 | mestrado | Andreia Louise da Costa Araujo Camara | 2023 |
2 | mestrado | Cristiane Vieira Ribeiro de Oliveira | 2023 |
3 | mestrado | DIOGO MATHIAS BRUM | 2022 |
4 | mestrado | GABRIELLI AFONSO SERAFIM | 2022 |
5 | mestrado | JOÃO CARLOS PIRES LEMOS | 2022 |
6 | mestrado | Mariana Caridade de Oliveira | 2023 |
7 | mestrado | Vany Cordeiro da Silva | 2024 |
Coorientações
Em Andamento
# | Nível | Nome | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão | ||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Supervisões (pós-doutorado)
Em Andamento
# | Nome | Lattes | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nome | Lattes | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Ensino
Sigla | Disciplina | Categoria |
---|---|---|
EGL10120 | CONTATO DE LÍNGUAS | Eletiva |
EGL10120 | CONTATO DE LÍNGUAS | Eletiva |
EGL10109 | FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DOS ESTUDOS EM LINGUAGEM | Obrigatória |