Doutorado Interinstitucional

O Doutorado Interinstitucional (DINTER) oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), implementado de acordo com projeto aprovado pela CAPES em 2014, teve início em agosto de 2015, com o ingresso de 16 doutorandos, todos docentes ou técnicos do IF Sudeste MG.

O curso teve entre os seus principais objetivos formar pessoal qualificado de alto nível profissional para o exercício de atividades de pesquisa e/ou de magistério superior, bem como contribuir para o avanço do conhecimento, no âmbito dos estudos de linguagem. Os trabalhos no âmbito desse DINTER foram concluídos no segundo semestre de 2020, quando foi realizada a última defesa de tese.

Sobre o IF Sudeste MG

Criado em 2008, o IF Sudeste MG conta com oito campi – Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João Del-Rei – e oferece cursos técnicos e superiores, pós-graduação, pesquisa e extensão, além de cursos de curta duração presenciais e a distância. 

 

Docentes Vinculados

Egressos

 

Aparecida Maria Xenofonte de Pinho

Orientadora: Silvia Maria de Sousa

Data da defesa: 17/11/2020

Elayne Silva de Souza

Orientadora: Maria Del Carmen Daher

Data da defesa: 12/07/2019

Ernani Coimbra de Oliveira

Orientador: José Carlos Gonçalves

Data da defesa: 18/11/2019

Fábio de Oliveira Vargas

Orientadora: Vanise Medeiros

Data da defesa: 31/05/2019

Francisco de Assis Moreira

Orientadora: Edila Vianna da Silva

Data da defesa: 21/11/2019

Gilson Soares Toledo

Orientadora: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Data da defesa: 12/03/2020

Hasla de Paula Pacheco

Orientadora: Maria Del Carmen Daher

Data da defesa: 12/12/2019

Isabel Cristina Adão Schiavon

Orientador: José Carlos Gonçalves

Data da defesa: 18/11/2019

Roberta Vecchi Prates

Orientador: Ricardo Cavaliere

Data da defesa: 17/07/2019

Simone Aparecida de Campos Portela Oliveira

Orientadora: Silvia Maria de Sousa

Data da defesa: 06/08/2020

Stela Cabral de Andrade

Orientadora: Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Data da defesa: 27/02/2019

Thais Reis de Assis

Orientadora: Vanise Medeiros

Data da defesa: 26/08/2019

Valéria Bergamini

Orientadora: Silmara Dela Silva

Data da defesa: 02/08/2019

Valquíria Areal Carrizo

Orientadora: Maria Del Carmen Daher

Data da defesa: 13/12/2019

Wanderléia da Consolação Paiva

Orientadora: Silmara Dela Silva

Data da defesa: 09/12/2019

Publicações

Das pesquisas desenvolvidas no DINTER, decorreram publicações de teses em formato e-book e, também, de uma coletânea – “Estudos de Linguagem e compromisso social”, pelas docentes Silmara Dela Silva e Mônica Maria Guimarães Savedra, pela Pontes Editores – reunindo textos de docentes, discentes e convidados externos, como apoio da Capes.

Os e-books estão disponíveis para acesso gratuitamente:

“Bárbaras cenas: ecos do holocausto brasileiro após a reforma psiquiátrica nos discursos sobre a cidade dos loucos e das rosas”, de Valéria Bergamini. Link: https://pedroejoaoeditores.com/2020/04/08/barbaras-cenas-ecos-do-holocausto-brasileiro-apos-a-reforma-psiquiatrica-nos-discursos-sobre-a-cidade-dos-loucos-e-das-rosas/

“Entre o saber e o fazer: os discursos sobre interação curricular na educação profissional brasileira”, de Elayne Silva de Souza. Link: https://pedroejoaoeditores.com/2020/04/08/entre-o-saber-e-o-fazer-os-discursos-sobre-integracao-curricular-na-educacao-profissional-brasileira/

“O uso de conectores e articuladores de coesão na construção do texto à luz da Semântica Argumentativa”, de Roberta Vecchi Prates. Link: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/o-uso-de-conectores-e-articuladores-de-coesao-na-construcao-do-texto-a-luz-da-semantica-argumentativa/

“Monumentos ao/do saber, tempos de ensinar, escolarização e magistério: a institucionalização dos grupos escolares mineiros nas páginas da Revista do Ensino”, de Thais Reis de Assis. Link: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/monumentos-ao-do-saber-tempos-de-ensinar-escolarizacao-e-magisterio-a-institucionalizacao-dos-grupos-escolares-mineiros-nas-paginas-da-revista-do-ensino/

“O Dialeto Caipira de Amadeu Amaral e suas reminiscências na linguagem de regiões rurais da zona da mata mineira”, de Francisco de Assis Moreira. Link: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/o-dialeto-caipira-de-amadeu-amaral-e-suas-reminiscencias-na-linguagem-de-regioes-rurais-da-zona-da-mata-mineira/

“Mulheres velhas/envelhecidas em discurso: da invisibilidade no espaço do campo rumo à Marcha das Margaridas na cidade”, de Wanderléia Da Consolação Paiva. Link: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/mulheres-velhas-envelhecidas-em-discurso-da-invisibilidade-no-espaco-do-campo-rumo-a-marcha-das-margaridas-na-cidade/

“Por que trabalho como princípio educativo? Uma análise linguístico-discursiva em livros didáticos de língua”, de Valquíria Areal Carrizo. Link: https://pedroejoaoeditores.com/2021/02/09/por-que-trabalho-como-principio-educativo-uma-analise-linguistico-discursiva-em-livros-didaticos-de-lingua-estrangeira-moderna-do-pnld-2018/

“Ambiente de aprendizagem na Educação a Distância: contribuições da Semiótica”, de Aparecida Maria Xenofonte de Pinho. Link: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/ambiente-de-aprendizagem-na-educacao-a-distancia-contribuicoes-da-semiotica/