Cooperação e Intercâmbio

O PosLing soma um longo e contínuo processo de ações de cooperação e intercâmbios com instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. Mencionamos a seguir algumas dessas parcerias, realizadas ao longo do quadriênio 2017-2020:

– Projeto Capes-Print UFF “Multilinguismo, direitos linguísticos e desigualdade social”: sob coordenação da docente Mônica Maria Guimarães Savedra e com a participação de outros nove docentes do PosLing, o projeto, que começou a ser implementado no ano de 2018 e que passou efetivamente a receber recursos da Capes em janeiro de 2019, tem realizado desde então variadas ações, tais como missões de trabalho no exterior, concessão de bolsas para professores visitantes e para doutorado sanduíche. No âmbito do Projeto, são estabelecidas parcerias de trabalho com as seguintes instituições do exterior: Sorbonne-Nouvelle Paris III, Universidad de Buenos Aires, City University of New York, Universität Viadrina- Frankfurt a.Oder – Alemanha, Université de Provence, Université Rennes II, Universidad Autónoma Metropolitana de México e Instituto da Língua Galega/Universidade de Santiago de Compostela. Conheça mais sobre o projeto…

– Projeto Capes-Print UFF “História, circulação e análise de discursos literários, artísticos e sociais”: coordenado pelo professor Silvio Renato Jorge, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF, projeto conta com a participação de oito docentes do PosLing-UFF que atuam na área de estudos do texto e do discurso. No âmbito do Projeto, implementado em 2018, são estabelecidas relações de trabalho e pesquisa com diversas instituições de ensino e pesquisa do exterior, dentre elas: Université de Pau et des Pays de l’Adour, Université Paris VII Diderot, Università Roma 3, Université de Rennes, Stanford University, Université Paris XIII, Universidade de Salamanca, Université de Rennes 2, Universitá di Roma La Sapienza, City University of Hong Kong. Também nesse segundo projeto têm sido realizadas missões de trabalho, eventos acadêmico-científicos e a concessão de bolsas para professores visitantes sênior e júnior. Conheça mais sobre o projeto…

– Projeto “Etnicidade em Movimento – Transculturalidade entre as minorias de imigrantes europeus no Brasil”, PROBRAL II – CAPES-DAAD de cotutela doutoral: aprovado no âmbito do Edital 28/2014 de cooperação bilateral da CAPES-DAAD, o projeto teve início em 2015. No âmbito do projeto PROBRAL II, foram muitas as atividades de internacionalização realizadas compreendendo missões de trabalho dos docentes do PosLing Mônica Maria Guimarães Savedra, Telma Cristina Pereira e Dante Lucchesi e, também, dos docentes da universidade alemã, colaboradores em nosso Programa, Konstanze Jungbluth e Klaus-Peter Rosenberg, além do acolhimento no Brasil de alunos da universidade estrangeira e envio ao exterior de discentes do PosLing. Foram seis os doutorandos da Europa-Universität Viadrina com teses em cotutela no Programa e cinco doutorandos do PosLing que fizeram seus doutorados em cotutela com a universidade alemã, com período de estudos no exterior. Conheça mais sobre o projeto…

– Convênio com a Universidade de Aveiro, em Portugal: sob a coordenação de Maria Jussara Abraçado de Almeida, docente do PosLing, e Lurdes de Castro Moutinho (UA). Além da pesquisa conjunta em nível de pós-graduação, o convênio comporta o programa de dupla diplomação em graduação (PIDDG) que visa a permitir aos alunos de graduação da UFF e aos da Universidade de Aveiro a obtenção de diploma de ambas as instituições.

– Acordo de Cooperação Acadêmica entre a UFF e a Universidade de Macau, China: coordenado por Maria Jussara Abraçado, docente do PosLing-UFF, e Roberval Teixeira e Silva (Universidade de Macau). Vigente desde 2015, o acordo prevê intercâmbio e cooperação em todas as áreas acadêmicas oferecidas por ambas as Universidades, incluindo acolhimento recíproco a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e pessoal técnico-administrativo de nível superior, bem como colaborações em pesquisas.

– Convênio e parceria de trabalhos com a Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle: coordenados pelo Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), desde 2013. Desse convênio, resultaram diversas ações tais como estágio de pós-doutoramento por docentes do PosLing na Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle, a realização de eventos conjuntos na França e no Brasil, e a realização de doutorado sanduíche naquela universidade por doutorandos do PosLing, com bolsa PDSE CAPES.

– Convênio Internacional acordo de cooperação entre a Universidade Paris XIII: Desde o firmamento do convênio com o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), sob coordenação da professora Bethania Mariani, oficializado pela portaria nº 50298, de 16 de abril de 2013, o Programa tem realizado eventos e recebido a visita de pesquisadores franceses. No âmbito desse convênio também foram realizados períodos de doutorado sanduíche na universidade francesa com bolsa PDSE CAPES.

– Colaboração entre a Université de Pau et des Pays de l’Adour – UPPA: como fruto dos trabalhos realizados no âmbito dessa parceria, tem sido realizados eventos acadêmico-científicos na França e no Brasil, a saber: em 2017, o Colloque International Dialogue France-Brésil: “Représentations de l’ailleurs. Espaces, imaginaires, circulations”, na cidade de Pau, França; em 2019, o colóquio “Territoires: sujet, représentations et pouvoir”, também realizado na UPPA; em 2020, o colóquio “Circulações Transculturais”, realizado de forma remota, com a participação de pesquisadores brasileiros, franceses e convidados de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. Dessa colaboração também tem resultado publicações em português e em francês, com a participação das docentes do PosLing-UFF Bethania Mariani, Silmara Dela Silva, Mônica Maria Guimarães Savedra e Telma Cristina de Almeida Pereira.

– Colaboração com o Centre D’Analyse Du Discours (CAD), da Universidade Paris XIII: os trabalhos em cooperação com o CAD, liderado pelo professor Patrick Charaudeau, na França, têm sido desenvolvidos no âmbito do CIAD, formado por professores doutores de universidades públicas do Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, UERJ e UFRRJ), além de pesquisadores da UFMG e do CAD da Universidade Paris XIII. Na UFF, participam do CIAD os grupos de pesquisa em Semiolinguística do PosLing, liderados pelas pesquisadoras Rosane Monnerat, Beatriz Feres, Patrícia Ferreira Neves Ribeiro e Ilana Rebello. Dentre as diversas ações realizadas pelo grupo periodicamente estão cursos de verão, titulação doutoral em cotutela, intercâmbio de alunos e pesquisadores, organização de eventos conjuntos, publicação conjunta, entre outras.

– Colaboração com a Universidade de Paris VIII e com a Universidade de Limoges: coordenados pelo SeDi (Grupo de Pesquisa Semiótica e Discurso), os trabalhos em cooperação com as duas universidades francesas se fortaleceram ainda no quadriênio anterior, quando os pesquisadores Denis Bertrand (Paris VIII) e Jacques Fontanille (Universidade de Limoges) estiveram na UFF para conferências e encontros de trabalho. Desde então, docentes do PosLing realizaram pós-doutorado em Paris VIII, e doutorandos do Programa realizaram estágio sanduíche na Universidade de Nîmes (França).

– Convênio de cooperação acadêmica entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a UFF: coordenado pelo docente do PosLing Ricardo Cavaliere, no Brasil, e Carlos da Costa Assunção, em Portugal, e vigente desde 2012, o convênio tem resultado em publicações, a exemplo do livro “Studies in the history of the language Science” (2016) e orientações de doutorandos em cotutela.

– Convênio de colaboração entre a Conselheria de Educação e Ordenação Universitária da Xunta Galícia (Espanha): voltado à docência, investigação e promoção da língua, da literatura e da cultura galegas, no âmbito desse convênio, vigente desde 1994, foi instituído o Núcleo de Estudos Galegos (NUEG) (http://www.nueg.uff.br/), no qual atua o professor Xoán Lagares Diez. Dentre as atividades do Núcleo, estão a realização de eventos científicos internacionais e a realização de doutorado sanduíche por doutorandos do PosLing.