O Programa

HISTÓRICO

Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF foi aprovado pela Capes em 2009 e passou a funcionar a partir de 2010, como resultado do desmembramento do antigo Programa de Pós-graduação em Letras, criado em 1970. Desse desmembramento resultou também o Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura.

Após cerca de 40 anos de existência, formando mestres e doutores nas áreas de concentração de Estudos de Linguagem e Estudos de Literatura, e contando com cerca de 300 alunos e 60 docentes, o Programa de Pós-graduação em Letras da UFF, na última reunião anual de seu Colegiado em 2006, indicou a necessidade de desmembramento, de maneira a criar dois programas de PG, um em Estudos de Linguagem e outro em Estudos de Literatura, considerando que as duas áreas de concentração: a) encontravam-se bem consolidadas, com nível de produção científica compatível com o estatuto de um novo programa; b) eram equilibradas e bastante homogêneas, com número similar de professores (cerca de 25), de alunos (cerca de 160) e de produção científica; c) poderiam manter perfil acadêmico mais definido, na expectativa inclusive de ter melhores condições de desenvolvimento e ampliação; d) teriam maior presença e representatividade político-acadêmica, tanto em nível regional quanto em nível nacional e internacional.

O desmembramento, assim, atendeu a razões acadêmicas e administrativas, o que permitiu que os dois novos programas se configurassem de modo mais orgânico, específico e consistente.

Durante os três anos subsequentes, o Colegiado trabalhou na revisão da estrutura curricular, das linhas de pesquisa e das disciplinas, de modo a adequar o perfil acadêmico dos novos programas à formação e experiência do corpo docente, bem como a contemplar as demandas de pesquisa e de formação do magistério superior nacionais.

Em 2007, a proposta de desmembramento foi aprovada nos três Colegiados em que atuava o Programa de Pós-graduação em Letras da UFF: o do Centro de Estudos Gerais, o do Instituto de Letras e o do próprio Programa. A partir das decisões favoráveis, as comissões internas responsáveis pelos dois novos programas elaboraram o regimento, a proposta de decisão e toda a grade curricular dos cursos de Estudos de Linguagem e Estudos de Literatura. Em 2008, a proposta foi aprovada nas duas instâncias máximas da UFF – o Conselho de Ensino e Pesquisa e o Conselho Universitário.

No início de 2009, os dois documentos de APCNs referentes aos novos cursos seguiram para a Capes. A aprovação dos novos cursos, ambos com nota 5 da Capes, ocorreu no final de outubro de 2009 e, em 2010, passaram a funcionar efetivamente. Trata-se, portanto, da consolidação das duas grandes áreas – Linguagem e Literatura –, em termos de seu corpo docente e discente, de linhas e projetos de pesquisa, de produção acadêmica e técnica, enfim, do crescimento e amadurecimento de um Programa que, em 2010, completaria 40 anos de existência e projeção nacional e que segue agora desmembrado, formando mestres e doutores em atuação em instituições de ensino e pesquisa de todo o país.

Missão

Articulada ao Plano de desenvolvimento Institucional da UFF 2018-2022 (disponível em: http://pdi.sites.uff.br/), a missão do PosLing-UFF é gerar conhecimento científico na área de Linguística e formar pesquisadores – em níveis de mestrado e doutorado – com amplo domínio do saber, aptos a atuação no ensino e na pesquisa, nas diversas vertentes dos estudos de linguagem.

Objetivos

Mestrado

Em nível de Mestrado, o PosLing visa à formação de mestres, voltados para a pesquisa e para a docência no campo de estudos de linguagem, na área da Linguística, capazes de atuar com competência prioritariamente na Região Sudeste e atender a outras regiões do país, bem como de dar continuidade a sua formação acadêmica em nível de pós-graduação.

Doutorado

Em nível de Doutorado, visa à formação de doutores com autonomia e excelência na pesquisa científica e na docência do ensino superior, comprometidos com o fomento à capacidade de buscar diferentes fontes de informação e reflexão, e à promoção da produtividade intelectual para além dos limites da sala de aula e dos cursos básicos do currículo, na contínua expansão de saberes científicos no campo de estudos de linguagem, na área da Linguística.