CINTIA REGINA LACERDA RABELLO
Áreas de Interesse: Linguística Aplicada, Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Formação inicial e continuada de professores
CINTIA REGINA LACERDA RABELLO
Áreas de Interesse: Linguística Aplicada, Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Formação inicial e continuada de professores
Linha(s) de Pesquisa:
Linha 3 - História, política e contato linguístico
Resumo
Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Santa Úrsula. Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES-UFRJ) com a dissertação intitulada Aprendizagem na Educação a Distância: Dificuldades dos Discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade Semipresencial e Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA-UFRJ) com tese intitulada Tecnologias digitais e ensino superior: uma experiência de desenvolvimento pro?ssional docente na UFRJ. Professora Adjunta de Língua Inglesa no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do Laboratório de Formação de Professores de Línguas e Tecnologias Digitais (LabLínguas – GLE/UFF). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas CEALD - Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital/UERJ. Membro da Comunidade Colearn Aprendizagem e Rede RRI Data da Open University – UK e do GT de Linguagem e Tecnologia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Interesses de pesquisa nas áreas de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, tecnologias digitais, cultura digital, educação online e redes sociais.
Pesquisa
Publicações
Projetos
Tecnologias digitais e ensino de línguas estrangeiras: uma proposta de formação docente no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense
A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar como a oferta de um curso on-line de formação continuada para os professores do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) pode contribuir para a integração das TDIC no curso de Licenciatura em Letras desta instituição e, por conseguinte, na formação inicial dos licenciandos. Dessa forma, o estudo visa identificar as crenças dos professores do Instituto de Letras da UFF em relação à integração das tecnologias digitais nos cursos de Licenciatura em Letras na universidade, bem como refletir sobre o papel das tecnologias digitais nesses cursos. Por fim, o estudo buscará avaliar, sob a perspectiva dos participantes, o impacto do curso on-line na prática pedagógica, buscand o identificar mudanças/transformações na atividade docente. A pesquisa justifica-se pela necessidade vigente de apropriação e incorporação das novas tecnologias aos processos de ensino-aprendizagem na cultura digital promovendo práticas pedagógicas inovadoras em todos os níveis de ensino.
Contribuições do intercâmbio virtual para a aprendizagem da língua inglesa no contexto universitário
Reconhecendo o potencial da comunicação mediada por computador (CMC), e mais especificamente do intercâmbio virtual, para a aprendizagem de línguas estrangeiras, este estudo de caso descritivo e de cunho etnográfico tem como objetivo investigar como a participação de estudantes de Licenciatura em Letras (Português-Inglês) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em um intercâmbio virtual pode contribuir para a aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento da competência comunicativa desses estudantes. A pesquisa será realizada a partir da participação desses estudantes no Projeto International Virtual Exchange (IVE), desenvolvido pelo Mororan Institute of Technology, no Japão, que utiliza a plataforma Moodle para as interações entre estudantes universitários de cursos de inglês como língua estrangeira em diferentes países na Ásia, Europa e América do Sul a partir do uso do inglês como língua franca. A pesquisa visa a contribuir para a construção de conhecimento acerca da aprendizagem de língua inglesa por meio da CMC.
Orientações
Em Andamento
# | Nível | Nome |
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1 | mestrado | EDUARDA AGUIAR REZENDE |
2 | mestrado | Lidiane Cintia Costa Gomes da Silva |
3 | mestrado | morena paula lemos de santana |
4 | mestrado | Raíssa da Silva Coimbra Lira |
5 | doutorado | TAINA DIAS DE SOUZA |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão |
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1 | mestrado | Lídia Rocha Moraes | 2024 |
2 | mestrado | TAINA DIAS DE SOUZA | 2024 |
3 | doutorado | Roberta Barros da Fonseca | 2024 |
Coorientações
Em Andamento
# | Nível | Nome | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão |
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1 | doutorado | Roberta Barros da Fonseca | 2024 |
Supervisões (pós-doutorado)
Em Andamento
# | Nome | Lattes | |||
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Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nome | Lattes | |||
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Nenhum registro encontrado. |
Ensino
Sigla | Disciplina | Categoria |
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EGL10123 | POLÍTICAS LINGUÍSTICAS | Eletiva |