VANISE MEDEIROS
Bolsista de Produtividade em Pesquisa CIENTISTA DO NOSSO ESTADO – FAPERJ
CNPq-Nível 2
Áreas de Interesse: História das Ideias Linguísticas
VANISE MEDEIROS
Bolsista de Produtividade em Pesquisa CIENTISTA DO NOSSO ESTADO – FAPERJ
CNPq-Nível 2
Áreas de Interesse: História das Ideias Linguísticas
Linha(s) de Pesquisa:
Linha 3 - História, política e contato linguístico
Resumo
Como meus projetos abaixo indicam, trabalho no campo da História das Ideias Linguísticas na relação tecida com a Análise de Discurso. Tenho interesse em estudar produções (linguísticas e/ou literárias) que dizem respeito à língua na relação com sujeito e espaço social.
Pesquisa
Medeiros, Vanise et. al. Na movência dos conceitos, RJ: Autografia, 2024.
Medeiros, Vanise; Pfeiffer, Claudia Castellanos; Costa, Thais de Araújo da (orgs.). Para uma história das ideias linguísticas de Antenor Nascentes. São Carlos: Pedro & João, 2024.
Medeiros, Vanise et al. Almanaque de fragmentos: ecos do século XIX. Campinas: Pontes; RJ: FAPERJ, 2020.
Publicações
Medeiros, Vanise et. al. Na movência dos conceitos, RJ: Autografia, 2024.
Medeiros, Vanise; Pfeiffer, Claudia Castellanos; Costa, Thais de Araújo da (orgs.). Para uma história das ideias linguísticas de Antenor Nascentes. São Carlos: Pedro & João, 2024.
Medeiros, Vanise et al. Almanaque de fragmentos: ecos do século XIX. Campinas: Pontes; RJ: FAPERJ, 2020.
Projetos
1) Projeto bolsista produtividade nível 2 do CNPq (2022-2025): Arquivos do contemporâneo: ruminações conceituais e gestos analíticos
Descrição: Dois são os objetivos centrais deste projeto: um de âmbito teórico e outro de âmbito teórico-analítico: o primeiro se volta para conceitos da História das Ideias Linguísticas no Brasil; o segundo, para a apreensão, compreensão e análise de objetos técnicos/instrumentos linguísticos brasileiros, contemporâneos, não canônicos na rede digital no século XXI.
2) Projeto CNE (FAPERJ, 2024-2027). Trajetos de pertencimento: reflexões acerca de saberes subjugados e saberes que subjugam
Descrição: Em linhas gerais, a relação língua e conhecimento é motora da atual pesquisa que tem como objetivo uma reflexão teórica e analítica sobre saberes subjugados – que operam na desqualificação epistêmica do outro – e saberes que subjugam – que atuam de forma a possibilitar/permitir práticas necropolíticas. Onde comparecem, o que põem em relevo, como funcionam são algumas das perguntas que orientam a pesquisa.No que concerne ao Arquivo das Margens, que coordeno e que se apoia na História das Ideias Linguísticas na relação tecida no Brasil com a Análise de Discurso Materialista, o olhar se volta para instrumentos linguísticos e para instrumentos literários. Em relação aos instrumentos linguísticos, parte-se de observações que mostraram que a desigualdade de saberes na relação com sujeitos e territorialidades não se circunscreve somente a definições e exemplos, que interessa investigar, mas incide também na inscrição do verbete nos instrumentos linguísticos e em sua forma material. Em relação ao tecido literário, o presente projeto continua o propósito de promover uma análise discursiva que coloque em relevo reflexões metalinguísticas, ou ainda, reflexões que tragam à lume a relação língua e saberes. Em suma, o investimento sobre saberes em disputa na língua é uma aposta ética no potencial promissor e transformador que pode advir de conhecimentos (in)visibilizados na nossa sociedade.
Orientações
Em Andamento
# | Nível | Nome |
---|---|---|
1 | mestrado | Ana Carolina Cavalcante de Souza |
2 | mestrado | Camila Leite Silva |
3 | mestrado | Clara Bastos Faustino |
4 | mestrado | Gabriella de Macedo Pires Pereira |
5 | mestrado | ITAMARA DOS SANTOS ALONSO |
6 | doutorado | CAROLINA DA SILVA VIEIRA MAGALHÃES |
7 | doutorado | KAYA ARAÚJO PEREIRA |
8 | doutorado | MILENA S. DE S. DE MOURA PALHA |
9 | doutorado | Rosane Lorena de Brito |
10 | doutorado | THÁINA GOULART MOTA |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão |
---|---|---|---|
1 | mestrado | ALESSANDRA VIEIRA AFFONSO | 2012 |
2 | mestrado | KAYA ARAÚJO PEREIRA | 2024 |
3 | mestrado | MARCIO GUIMARÃES RAMOS VALENÇA | 2014 |
4 | mestrado | MILENA S. DE S. DE MOURA PALHA | 2021 |
5 | mestrado | RONALDO ADRIANO DE FREITAS | 2015 |
6 | mestrado | RUDÁ DA COSTA PERINI | 2019 |
7 | mestrado | SABRINA SANT'ANNA RIZENTAL | 2017 |
8 | doutorado | ALEXANDRE DA SILVA ZANELLA | 2017 |
9 | doutorado | ANDRÉ CAVALCANTE BARBOSA DA SILVA | 2021 |
10 | doutorado | DIEGO BARBOSA DA SILVA | 2016 |
11 | doutorado | LÍVIA LETÍCIA BELMIRO BUSCÁCIO | 2014 |
12 | doutorado | PHELLIPE MARCEL DA SILVA ESTEVES | 2014 |
13 | doutorado | THAÍS DE ARAUJO DA COSTA | 2016 |
Coorientações
Em Andamento
# | Nível | Nome | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão | ||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Supervisões (pós-doutorado)
Ensino
Sigla | Disciplina | Categoria |
---|---|---|
EGL10116 | ANÁLISE DO DISCURSO | Eletiva |
EGL10116 | ANÁLISE DO DISCURSO | Eletiva |
EGL00184 | ANÁLISE DO DISCURSO | Eletiva |
EGL10109 | FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DOS ESTUDOS EM LINGUAGEM | Obrigatória |
EGL00181 | HISTÓRIA DAS IDÉIAS LINGUÍSTICAS | Eletiva |
EGL10121 | HISTÓRIAS DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS | Eletiva |