POSLING UFF PELO MUNDO
Nesta seção, divulgamos algumas experiências dos(as) nossos(as) discentes do PosLing, que realizam atividades acadêmicas no exterior, e também de estudantes estrangeiros(as) que vêm estudar conosco, em nosso PPG Estudos de Linguagem da UFF. Clique na bandeirinha e assista aos vídeos preparados por eles(as)
Simone Josefa da Silva
Orientador: Monclar Guimarães Lopes
Coorientadora no exterior: Catalina Fuentes Rodriguez
2024 – PDSE CAPES
Universidad de Sevilha, Espanha
Melyssa Cardozo
Orientador: Leonardo Ferreira Kaltner
Coorientador no exterior: Stefan Moal
2024 – PDSE CAPES
Université Rennes 2, França
Samara Kipperman
Orientadora: Maria del Carmen González Daher
Coorientador no exterior: Juan Lopez Muñoz
2024 – PDSE CAPES
Universidad de Cádiz, Espanha
Raquel Ferreira
Orientador: Xoán Lagares
Coorientador no exterior: Philippe Blanchet
2024 – CAPES COFECUB UFF
Université Rennes 2, França
Florina Balan
Orientadora no exterior: Mônica Vlad
Coorientadora no Brasil: Telma Pereira
2024 – Programa ERASMUS
Ovidius University of Constanta, Romênia
OPORTUNIDADES
Bolsas exclusivas para estudantes internacionais, concedidas pelo governo da Irlanda
- Informações em https://www.ucc.ie/en/scholarships/all/allschexternal/externalschgoiies/
- Programas de Mestrado da UCC: https://www.ucc.ie/en/study/
postgrad/taughtcourses/ - Como se candidatar? https://www.ucc.ie/en/study/
postgrad/taughtcourses/ studytaught/apply/
***************************************************************
PROJETOS INTERNACIONAIS, ACORDOS DE COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIOS
O PosLing UFF soma um longo e contínuo processo de ações de cooperação, acordos e intercâmbios com instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. Mencionamos a seguir algumas dessas parcerias com universidades do exterior:
– CAPES COFECUB / Edital nº 08/2023 “Discriminação linguística e preconceito social: um estudo comparativo entre o Brasil e a França” – Sob coordenação da docente Telma Pereira, o projeto “Discriminação linguística e preconceito social: um estudo comparativo entre o Brasil e a França” investiga questões fundamentais no campo dos estudos linguísticos acerca da diversidade linguística e do combate aos preconceitos sociais. O tema tem interfaces com as pesquisas desenvolvidas na Université de Rennes 2, no Centre d’études sur les Langues, Territoires et Identités Culturelles – Bretagne et Langues Minoritaires (CELTIC-BLM), parceira francesa da presente proposta. No Brasil, o projeto é coordenado pelos pesquisadores brasileiros do Laboratório de Pesquisas em Contato Linguístico (LABPEC-UFF). O esforço compartilhado no diagnóstico de situações de desigualdade, na sua descrição e explicação, assim como na elaboração de propostas de atuação, constitui uma proposta científica e socialmente relevante. Assim, este projeto Capes-Cofecub trará contribuições teóricas e metodológicas para os estudos glotopolíticos que abordam a relação entre democracia, linguagem e sociedade, bem como apoiará pesquisas sobre crenças e atitudes linguísticas em diferentes contextos de usos de línguas no Brasil. Os resultados serão publicados em forma de artigos em periódicos e capítulos de livro, bem como por meio de diversas outras formas de divulgação científica: cursos, palestras, e em bancos de teses e dissertações. O projeto estreitará ainda mais os vínculos já estabelecidos entre o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, mais especificamente a linha de pesquisa História, Política e Contato Linguístico, o Labpec-UFF e Programa Master Francophonie, Plurilinguisme, Minorités, Interculturel et les doctorats en sociolinguistique da l’Université Rennes 2. Atualmente temos uma doutoranda em estágio-sanduíche na Universidade de Rennes, pelo Cofecub. A vigência do projeto é 2024 a 2027. Para mais informações, consultar talmeida@id.uff.br ou labpec.uff@gmail.com
– Projeto Capes-Print UFF “Multilinguismo, direitos linguísticos e desigualdade social” – Sob coordenação da docente Mônica Maria Guimarães Savedra e com a participação de outros nove docentes do PosLing, o projeto, o projeto foi aprovado no ano de 2018 e começou a ser implementado no ano de 2019, com o recebimento de recursos da Capes. O projeto possibilitou a realização de várias ações, tais como missões de trabalho no exterior, concessão de bolsas para professores visitantes estrangeiros e bolsas para doutorado-sanduíche. No âmbito do Projeto, são estabelecidas parcerias de trabalho com as seguintes instituições do exterior: Sorbonne-Nouvelle Paris III, Universidad de Buenos Aires, City University of New York, Universität Viadrina- Frankfurt a.Oder – Alemanha, Université de Provence, Université Rennes II, Universidad Autónoma Metropolitana de México e Instituto da Língua Galega/Universidade de Santiago de Compostela. Conheça mais sobre o projeto…
– Projeto Capes-Print UFF “História, circulação e análise de discursos literários, artísticos e sociais” – Coordenado pelo Prof. Silvio Renato Jorge, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF, este projeto conta com a participação de oito docentes do PosLing-UFF que atuam na área de estudos do texto e do discurso. No âmbito do Projeto, implementado em 2018, são estabelecidas relações de trabalho e pesquisa com diversas instituições de ensino e pesquisa do exterior, dentre elas: Université de Pau et des Pays de l’Adour, Université Paris VII Diderot, Università Roma 3, Université de Rennes, Stanford University, Université Paris XIII, Universidade de Salamanca, Université de Rennes 2, Universitá di Roma La Sapienza, City University of Hong Kong. Também nesse segundo projeto têm sido realizadas missões de trabalho, eventos acadêmico-científicos e a concessão de bolsas para professores visitantes sênior e júnior. Conheça mais sobre o projeto…
– “L’insécurité linguistique chez des enseignant.e.s de français langue seconde et étrangère: une étude comparative Brésil Canada” – O projeto é uma parceria do PPG Estudos de Linguagem com a Universidade de Ottawa (Canadá) e a AUF (Agência Universitária da Francofonia), com apoio do Mitacs Globallink. Nesse projeto, pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre as causas e os efeitos da insegurança linguística em professores de francês como segunda língua (FLSE), no Canadá, e em professores de francês como língua estrangeira (FLE), no Brasil. O caráter comparativo deste projeto representa uma contribuição importante, pois permitirá destacar a extensão da ideologia do padrão, bem como os mecanismos pelos quais ela se perpetua na francofonia. Sabe-se pouco sobre a insegurança linguística em francês entre professores de FLSE, embora sejam eles os responsáveis pela transmissão do francês no Canadá, assim como em todos os países onde o francês tem o status de língua estrangeira, como o Brasil. Os objetivos gerais deste projeto de pesquisa são: a) aprofundar o conhecimento sobre a insegurança linguística entre professores de FLSE recém-formados e residentes no Canadá e no Brasil; b) identificar a extensão da ideologia do padrão – assim como outras ideologias linguísticas – no sentimento de insegurança linguística; c) desenvolver uma análise comparativa da insegurança linguística entre professores de FLSE, estabelecendo os fatores internos (relativos ao contexto sociolinguístico no qual o francês está inserido) e os fatores externos (ideologias difundidas na francofonia). Nome dos líderes: Telma Pereira (PosLing – UFF) e Luisa Veronis e Janaína Nazzari (exterior). E-mails para contato: Romina.Chencheva@uottawa.ca; jnazzari@uottawa.ca; lveronis@uottawa.ca
– Intensificación Expresiva (Intensificação Expressiva) – O Projeto “Intensificación Expresiva” é coordenado pela professora Ana Clara Polakof (Universidad de la República, Uruguai) e financiado pela Agencia Nacionalde Innovación e Investigación del Uruguay (ANII) e conta com sete pesquisadores do Uruguai, da Argentina e do Brasil. A professora Luciana Sanchez Mendes, do Posling UFF, faz parte do projeto como pesquisadora visitante. O projeto prevê uma articulação entre os pesquisadores na investigação de advérbios intensificadores prototípicos usados de forma expressiva, mas também de intensificação não prototípicos, como em ‘Tiene alta casa’, em espanhol rioplatense. No âmbito do projeto, os pesquisadores do Uruguai e da Argentina visitarão a UFF em 2025, e a professora Luciana Sanchez Mendes visitou (em 2024) e visitará (em 2026) a Universidad de la República, no Uruguai. Nome dos líderes: Luciana Sanchez Mendes (Posling UFF) e Ana Clara Polakof (Universidad de la República, Uruguai). Vigência do projeto: junho de 2024 a junho de 2026. E-mail ou site para contato: https://sites.google.com/view/ieal
– SeDi (Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso) e interfaces com universidades internacionais – O SeDi tem realizado, nos últimos anos, atividades de colaboração internacional de que participam pesquisadores do SeDi e professores das Universidades de Paris VIII (Denis Bertrand), Paris Cité (Verónica Estay Stange e Juán Alonso Aldama), Limoges (Jacques Fontanille) e Bordeaux Montaigne (Anne Beyaert-Geslin; Laboratório MICA – Médiations, Informations, Communication, Arts), sob a forma de participação em eventos e publicações conjuntas, no Brasil e na França. Mais recentemente, vêm sendo feitas reuniões de trabalho para fins de convênio com a Universidad de Lima, com a participação das professoras do SeDi-UFF Silvia Maria de Sousa e Eliane Soares de Lima e o professor da Universidad de Lima Elder Cuevas Calderón. O SeDi é filiado à FEDROS (Federação Românica de Semiótica), associação que reúne grupos de pesquisa em semiótica de todo o mundo, na qual está representado pela professora Renata Mancini, também professora do PosLing UFF. Está também representado na ALFAL (Associação Latino-americana de Filologia e Linguística), onde a professora Lucia Teixeira, ao lado de Diana Luz Pessoa de Barros (USP/Mackenzie), atua na coordenação de um dos projetos, dos quais participam pesquisadores do Brasil, Uruguai, Colômbia e Peru.
– Convênio com a Universidade de Hurlingham, Argentina – Sob a coordenação de Phellipe Marcel da Silva Esteves, docente do PosLing. Além da pesquisa conjunta em nível de pós-graduação, o convênio inclui intercâmbio entre estudantes de graduação e de pós-graduação, colaboração em projetos comuns, realização de eventos bilaterais, publicações conjuntas e solidariedade entre os Programas. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail las.gcl.egl@id.uff.br.
– Convênio com a Università degli Studi di Padova, Itália: sob a coordenação do PPG Estudos de Linguagem (Prof. Ivo Rosário) e PPG Estudos de Literatura (Prof. André Dias). O convênio tem por objeto a cooperação acadêmica, a fim de promover o intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação (com reconhecimento mútuo de estudos) e membros da equipe técnico-administrativa das respectivas instituições.
– Projeto “Etnicidade em Movimento – Transculturalidade entre as minorias de imigrantes europeus no Brasil”, PROBRAL II – CAPES-DAAD de cotutela doutoral – Aprovado no âmbito do Edital 28/2014 de cooperação bilateral da CAPES-DAAD, o projeto teve início em 2015. No âmbito do projeto PROBRAL II, foram muitas as atividades de internacionalização realizadas, compreendendo missões de trabalho dos docentes do PosLing Mônica Maria Guimarães Savedra, Telma Cristina Pereira e Dante Lucchesi à Alemanha, e dos docentes Konstanze Jungbluth e Klaus-Peter Rosenberg ao Brasil, na condição de professores visitantes no PPG Estudos de Linguagem da UFF. Além disso, destacamos o acolhimento, no Brasil, de alunos de universidades estrangeiras para realização de doutorado-sanduíche e de pós-doutorado, bem como o envio ao exterior de discentes do PosLing. Nesse sentido, o projeto promoveu 12 doutorados em cotutela: seis da Europa-Universität Viadrina e seis do nosso PPG na UFF. As teses desenvolvidas em cotutela estão publicadas na série Sprachliche Konstruktion sozialer Grenzen: Identitäten und Zugehörigkeiten / Linguistic Construction of Social Boundaries: Identities and Belonging, publicada pela Peter Lang, organizada pela coordenadora da equipe brasileira, Profª Mônica Savedra, e pela coordenadora da equipe alemã, Profª Konstanze Jungbluth. Conheça mais sobre o projeto…
– Acordo de Cooperação Acadêmica entre a UFF e a Universidade de Macau, China – Acordo coordenado por Maria Jussara Abraçado (docente do PosLing-UFF) e Roberval Teixeira e Silva (Universidade de Macau). O acordo prevê intercâmbio e cooperação em todas as áreas acadêmicas oferecidas por ambas as Universidades, incluindo acolhimento recíproco a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e pessoal técnico-administrativo de nível superior, bem como colaborações em pesquisas.
– LAS (Laboratório Arquivos do Sujeito) / GAL (Grupo Arquivos do Sujeito), UFF, e Grupo Linguagem, Sujeito, Cultura e Interação, Universidade de Macau, China – Atualmente há um segundo acordo de cooperação acadêmica com a Universidade de Macau. Trata-se de uma parceria mantida entre Profª Vanise Medeiros (PosLing UFF) e Prof. Roberval Teixeira e Silva (Universidade de Macau), desde 2018. Algumas ações são as seguintes: a) Em 2018, foi estruturado o Grupo Arquivos de Língua (GAL) do qual o Prof. Roberval Silva faz parte; b) Em 2019, foi organizado o número 38 da revista Gragoatá (Epistemologias e contemporaneidades: (re)discutindo concepções e categorizações para língua(s), vol 24, 2019; c) Em 2019, o Prof. Roberval Teixeira e Silva ministrou um minicurso em maio na UFF; d) Em 2020, foi lançado o livro Almanaque de fragmentos: ecos do século XIX. Trata-se de uma obra coletiva do GAL na qual o Prof. Roberval Teixeira e Silva é um dos autores; e) Em julho de 2020, a Profª Vanise Medeiros foi membro da banca de tese de doutorado de uma orientanda do Prof. Roberval Silva, a saber: GAO Jingran (estudante da Universidade de Macau); f) Em 2024, foi lançado o livro Na movência dos conceitos. Trata-se de outra obra coletiva do GAL, em que o Prof. Roberval Teixeira e Silva é um dos autores; g) Em 2024, o Prof. Roberval Teixeira e Silva ministrou palestra na UFF pelo GAL; h) Atualmente o Prof. Roberval é coorientador de uma doutoranda do PosLing UFF. Além das atividades elencadas, está em curso a organização de uma obra conjunta entre a Universidade de Macau e a UFF, na qual a Universidade de Macau assume a publicação. O título provisório é “Contemporary Perspectives for Novice Researchers in Linguistic-Discursive and Cultural Studies Anchored in Language”. Um dos organizadores da publicação é o Prof. Phellipe Marcel, docente do PosLing UFF.
– Convênio e parceria de trabalhos com a Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle: coordenados pelo Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), desde 2013. Desse convênio, resultaram diversas ações, tais como estágio de pós-doutoramento por docentes do PosLing na Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle, a realização de eventos conjuntos na França e no Brasil, bem como a realização de doutorado-sanduíche naquela universidade por doutorandos do PosLing, com bolsa PDSE CAPES.
– Convênio Internacional acordo de cooperação entre a Universidade Paris XIII: Desde a celebração do convênio com o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), sob coordenação da professora Bethania Mariani, oficializado pela portaria nº 50298, de 16 de abril de 2013, o Programa tem realizado eventos e recebido a visita de pesquisadores franceses. No âmbito desse convênio também foram realizados períodos de doutorado sanduíche na universidade francesa com bolsa PDSE CAPES.
– Colaboração entre a Université de Pau et des Pays de l’Adour – UPPA – Como fruto dos trabalhos realizados no âmbito dessa parceria, têm sido realizados eventos acadêmico-científicos na França e no Brasil, a saber: em 2017, o Colloque International Dialogue France-Brésil: “Représentations de l’ailleurs. Espaces, imaginaires, circulations”, na cidade de Pau, França; em 2019, o colóquio “Territoires: sujet, représentations et pouvoir”, também realizado na UPPA; em 2020, o colóquio “Circulações Transculturais”, realizado de forma remota, com a participação de pesquisadores brasileiros, franceses e convidados de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. Dessa colaboração também têm resultado publicações em português e em francês, com a participação das docentes do PosLing-UFF Bethania Mariani, Silmara Dela Silva, Mônica Maria Guimarães Savedra e Telma Cristina de Almeida Pereira.
– Colaboração com o Centre D’Analyse Du Discours (CAD), da Universidade Paris XIII – Os trabalhos em cooperação com o CAD, liderado pelo professor Patrick Charaudeau, na França, têm sido desenvolvidos no âmbito do CIAD, formado por professores doutores de universidades públicas do Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, UERJ e UFRRJ), além de pesquisadores da UFMG. Na UFF, participam do CIAD os grupos de pesquisa em Semiolinguística do PosLing, liderados pelas pesquisadoras Rosane Monnerat, Beatriz Feres, Patrícia Ferreira Neves Ribeiro e Ilana Rebello. Dentre as diversas ações realizadas pelo grupo periodicamente estão cursos de verão, titulação doutoral em cotutela, intercâmbio de alunos e pesquisadores, organização de eventos conjuntos, publicação conjunta, entre outras.
– Convênio de cooperação acadêmica entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a UFF – O convênio foi idealizado e firmado por Ricardo Cavaliere, que o coordenou até outubro de 2024. Coordenado atualmente pelo docente do PosLing Leonardo Ferreira Katner, no Brasil, e por Gonçalo Fernandes, em Portugal, e vigente desde 2012, o convênio tem resultado em publicações, a exemplo do livro “Studies in the history of the language Science” (2016) e orientações de doutorandos em cotutela. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail leonardokaltner@id.uff.br
– Convênio de colaboração entre a Conselheria de Educação e Ordenação Universitária da Xunta Galícia (Espanha) – Convênio de colaboração com a Secretaria Xeral de Política Linguística da Xunta de Galicia: voltado à docência, investigação e promoção da língua, da literatura e da cultura galegas. No âmbito desse convênio, vigente desde 1994, foi instituído o Núcleo de Estudos Galegos (NUEG) (http://www.nueg.uff.br/), no qual atua o professor Xoán Lagares Diez. Dentre as atividades do Núcleo, estão a realização de eventos científicos internacionais, a elaboração de publicações especializadas, assim como a realização de atividades de extensão. Na atualidade, o NUEG é a sede da presidência da Asociación Internacional de Estudos Galegos e responsável pela organização do próximo congresso trianual, em 2027.
– Convênio com a Universidade de Aveiro, em Portugal – Sob a coordenação de Maria Jussara Abraçado de Almeida, docente do PosLing, e Lurdes de Castro Moutinho (UA). Além da pesquisa conjunta em nível de pós-graduação, o convênio comporta o programa de dupla diplomação em graduação (PIDDG), que visa a permitir aos alunos de graduação da UFF e aos da Universidade de Aveiro a obtenção de diploma de ambas as instituições. O convênio teve sua vigência encerrada em 2023.