PATRÍCIA FERREIRA NEVES RIBEIRO
SEM BOLSA
Áreas de Interesse: Análise do Discurso e Linguística do Texto
PATRÍCIA FERREIRA NEVES RIBEIRO
SEM BOLSA
Áreas de Interesse: Análise do Discurso e Linguística do Texto
Linha(s) de Pesquisa:
Linha 2 - Teorias do texto, do discurso e da tradução
Resumo
Possui graduação em Letras (1995) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Comunicação Social/ Jornalismo (2000) pela Universidade Federal Fluminense, mestrado (2000) e doutorado (2007) em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora associada II de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). É membro do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (CIAD-RIO) e vice-líder do grupo de pesquisa Leitura, Fruição e Ensino (LeiFen). Atuou, entre 2014 e 2018, como uma
das coordenadoras de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID_UFF) e integrou a diretoria da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) entre 2016 e 2017. É membro do Grupo de Trabalho de Linguística de Texto e Análise da Conversação da Anpoll. Desenvolve pesquisas em Linguística do Texto, em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna e em Análise do Discurso de orientação Semiolinguística, voltadas tanto para reflexões sobre produções de sentido na interface linguagem/mídia e linguagem/literatura infantil, quanto para pesquisas relacionadas a texto, escrita e leitura.
Pesquisa
Capítulos de livros publicados:
1. RIBEIRO, P. F. N.; SANTOS, M. F. R.; MORAES, L. R.; COSTA, T. G. Entre a vida e a morte: ficção e realidade sob as trilhas da leitura mediada In: Experiência e Sentido: Formação de professores no encontro universidades-escolas.1 ed.Curitiba: CRV, 2018, v.1, p. 163-172.
2. RIBEIRO, P. F. N. Vozes Espelhadas na mídia impressa: reflexões em torno do dito relatado In: Estudos do Discurso - 25 anos do CIAD-Rio.1 ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, v.1, p. 298-341.
3. MONTEIRO, C. L.; RIBEIRO, P. F. N. A inscrição dos efeitos patêmicos em diferentes espaços midiáticos: afetos projetados pelo jornal de referência e pelo jornal popular In: Análises de um mundo significado - A visão semiolinguística do discurso.1 ed.Niterói: Eduff, 2017, v.1, p. 39-66.
4. RIBEIRO, P. F. N. Práticas de leitura mediada no ensino básico: entre situações, sentidos e formas In: Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência.1 ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, v.1, p. 55-72.
5. RIBEIRO, P. F. N. Estratégias de persuasão e de sedução na mídia impressa In: Texto e Discurso: mídia, literatura e ensino.2, 2006, v.1, p. 110-120.
6. PAULIUKONIS, M.A. L.; GOUVÊA, L. H. M.; RIBEIRO, P. F. N. Estratégias argumentativas nos discursos sociais e sua aplicações didáticas In: Linguagem, conhecimento e aplicação: estudos de língua e linguística.1, 2003, v.1, p. 100-120.
Artigos completos publicados em periódicos:
1. RIBEIRO, P. F. N.; PAULIUKONIS, M. A. L.; FERES, B. S.; GOUVEA, L. H. M.; MONNERAT, R. S. M. A ENUNCIAÇÃO ENUNCIADA: REFLEXÕES SOBRE O DIÁLOGO ENTRE LINGUÍSTICA DO TEXTO E SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS. ,v.13, p.135 - 158, 2019.
2. RIBEIRO, P. F. N.; DUARTE, D. Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. , v.17, p.122 - 140, 2018.
3. RIBEIRO, P. F. N.; CAMPOS, T. S. A. O político sob relato na mídia impressa. CADERNOS DISCURSIVOS. , v.1, p.137 - 153, 2018.
4. RIBEIRO, P. F. N.; MATTOS, M. S.; VIANNA, S. CAPAS E CONTRACAPAS DE LIVROS ILUSTRADOS: ESPAÇOS PRIVILEGIADOS DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS. CADERNOS DE LETRAS DA UFF. , v.52, p.349 - 372, 2016.
5. RIBEIRO, P. F. N.; MOTA, G. B. 'Rita e Angélica: mulheres de Chico Buarque entre dois imaginários sociodiscursivos de Brasil'. Calidoscópio (UNISINOS). Fator de Impacto(2013 JCR): 0,0000, v.14, p.276 - 287, 2016.
6. RIBEIRO, P. F. N.; NOVO, A. C. S.; CONCEIÇÂO, L. G. E. T.; SONDERMANN, L. A. Além do Sítio: Monteiro Lobato e outros tons - práticas de leitura mediada na escola básica. Ensino&Pesquisa. , v.13, p.148 - 164, 2015.
7. RIBEIRO, P. F. N. No meio do caminho tinha uma pedra: a versatilidade da fórmula discursiva na literatura infantl. Linguagem em (Re)vista. , v.17-18, p.122 - 141, 2014.
8. RIBEIRO, P. F. N. Separando o joio... do petismo moderado do trigo... da turma radical: o substantivo em dimensão discursiva. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978). , v.3, p.1272 - 1281, 2014.
9. RIBEIRO, P. F. N. A circulação de fórmulas discursivas em livros ilustrados. Desenredo (PPGL/UPF). , v.9, p.416 - 429, 2013.
10. RIBEIRO, P. F. N.; NAZAR, L. Com quantos domínios se faz um bom enunciador? Reenunciação proverbial e metáfora conceptual na argumentação.. Revista UNIABEU. , v.6, p.47 - 65, 2013.
11. RIBEIRO, P. F. N. Ethos e jornalismo opinativo: imagens de (im)parcialidade. Linguagem em (Re)vista. , v.8, p.81 - 100, 2013.
Livro organizado:
1. FERES, B. S.; RIBEIRO, P. F. N.; MONNERAT, R. S. M. Leitura, fruição e ensino: A formação do leitor em debate. Niterói: SSP Gráfica Editora, 2017, v.1. p.130.
Publicações
Capítulos de livros publicados:
1. RIBEIRO, P. F. N.; SANTOS, M. F. R.; MORAES, L. R.; COSTA, T. G. Entre a vida e a morte: ficção e realidade sob as trilhas da leitura mediada In: Experiência e Sentido: Formação de professores no encontro universidades-escolas.1 ed.Curitiba: CRV, 2018, v.1, p. 163-172.
2. RIBEIRO, P. F. N. Vozes Espelhadas na mídia impressa: reflexões em torno do dito relatado In: Estudos do Discurso - 25 anos do CIAD-Rio.1 ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, v.1, p. 298-341.
3. MONTEIRO, C. L.; RIBEIRO, P. F. N. A inscrição dos efeitos patêmicos em diferentes espaços midiáticos: afetos projetados pelo jornal de referência e pelo jornal popular In: Análises de um mundo significado - A visão semiolinguística do discurso.1 ed.Niterói: Eduff, 2017, v.1, p. 39-66.
4. RIBEIRO, P. F. N. Práticas de leitura mediada no ensino básico: entre situações, sentidos e formas In: Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência.1 ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, v.1, p. 55-72.
5. RIBEIRO, P. F. N. Estratégias de persuasão e de sedução na mídia impressa In: Texto e Discurso: mídia, literatura e ensino.2, 2006, v.1, p. 110-120.
6. PAULIUKONIS, M.A. L.; GOUVÊA, L. H. M.; RIBEIRO, P. F. N. Estratégias argumentativas nos discursos sociais e sua aplicações didáticas In: Linguagem, conhecimento e aplicação: estudos de língua e linguística.1, 2003, v.1, p. 100-120.
Artigos completos publicados em periódicos:
1. RIBEIRO, P. F. N.; PAULIUKONIS, M. A. L.; FERES, B. S.; GOUVEA, L. H. M.; MONNERAT, R. S. M. A ENUNCIAÇÃO ENUNCIADA: REFLEXÕES SOBRE O DIÁLOGO ENTRE LINGUÍSTICA DO TEXTO E SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS. ,v.13, p.135 - 158, 2019.
2. RIBEIRO, P. F. N.; DUARTE, D. Argumentação e ensino: a mediação da Teoria Semiolinguística do Discurso. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. , v.17, p.122 - 140, 2018.
3. RIBEIRO, P. F. N.; CAMPOS, T. S. A. O político sob relato na mídia impressa. CADERNOS DISCURSIVOS. , v.1, p.137 - 153, 2018.
4. RIBEIRO, P. F. N.; MATTOS, M. S.; VIANNA, S. CAPAS E CONTRACAPAS DE LIVROS ILUSTRADOS: ESPAÇOS PRIVILEGIADOS DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS. CADERNOS DE LETRAS DA UFF. , v.52, p.349 - 372, 2016.
5. RIBEIRO, P. F. N.; MOTA, G. B. 'Rita e Angélica: mulheres de Chico Buarque entre dois imaginários sociodiscursivos de Brasil'. Calidoscópio (UNISINOS). Fator de Impacto(2013 JCR): 0,0000, v.14, p.276 - 287, 2016.
6. RIBEIRO, P. F. N.; NOVO, A. C. S.; CONCEIÇÂO, L. G. E. T.; SONDERMANN, L. A. Além do Sítio: Monteiro Lobato e outros tons - práticas de leitura mediada na escola básica. Ensino&Pesquisa. , v.13, p.148 - 164, 2015.
7. RIBEIRO, P. F. N. No meio do caminho tinha uma pedra: a versatilidade da fórmula discursiva na literatura infantl. Linguagem em (Re)vista. , v.17-18, p.122 - 141, 2014.
8. RIBEIRO, P. F. N. Separando o joio... do petismo moderado do trigo... da turma radical: o substantivo em dimensão discursiva. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978). , v.3, p.1272 - 1281, 2014.
9. RIBEIRO, P. F. N. A circulação de fórmulas discursivas em livros ilustrados. Desenredo (PPGL/UPF). , v.9, p.416 - 429, 2013.
10. RIBEIRO, P. F. N.; NAZAR, L. Com quantos domínios se faz um bom enunciador? Reenunciação proverbial e metáfora conceptual na argumentação.. Revista UNIABEU. , v.6, p.47 - 65, 2013.
11. RIBEIRO, P. F. N. Ethos e jornalismo opinativo: imagens de (im)parcialidade. Linguagem em (Re)vista. , v.8, p.81 - 100, 2013.
Livro organizado:
1. FERES, B. S.; RIBEIRO, P. F. N.; MONNERAT, R. S. M. Leitura, fruição e ensino: A formação do leitor em debate. Niterói: SSP Gráfica Editora, 2017, v.1. p.130.
Projetos
Produção textual mediada na escola básica: referências e referenciação na tessitura da escrita
Este projeto de pesquisa centra-se sobre o ensino de produção textual na escola básica e assume como objetivo central contribuir para o seu aprimoramento por meio de reflexões e de práticas que possam ser consideradas e adotadas por professores, como subsídios que visam ajudá-los nesta ação pedagógica. Para isso, toma-se como base tanto uma concepção de linguagem como interação, quanto uma concepção de pedagogia por projetos. Essas práticas mediadas de produção escrita são propostas para figurarem no âmbito de sequências didáticas (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEWLY, 2004) – o que responde a uma pedagogia por projetos – e se associam, como objeto mais específico de investigação, a três tipos de memória: linguística, situacional e semântico-pragmática, assim triplamente classificadas por Charaudeau (2004) – o que responde à concepção de linguagem como interação. Nesta pesquisa, parte-se da hipótese de que essas memórias ou referências possam ser ativadas com base em tarefas de escrita orientada, inseridas em sequências didáticas diversas, com vistas ao aprimoramento da escrita do aprendiz. Particularmente, neste projeto de pesquisa, ao se eleger trabalhar com sequências didáticas centradas em um gênero discursivo – a ser selecionado no percurso do trabalho – serão tomadas, como prioridade, as noções de contrato comunicativo, subjacente ao gênero focalizado, e de modo de organização do discurso, postuladas pela Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2008), e de referenciação (KOCH, 2003; 2005; 2015; MONDADA; DUBOIS, 2003), entendendo que os processos referenciais não só auxiliam na determinação do gênero (MACHADO, 2013) como também correspondem a tais processos muitas funções discursivas que atuam, decisivamente, na organização da tessitura textual. Em termos metodológicos, este projeto de pesquisa adota a linha da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) que coordena atitudes de investigação e de intervenção sobre o objeto de análise. À atitude de investigação associa-se à construção do trabalho e à de intervenção, a construção da análise dos fatos (EL ANDALOUSSI, 2004). Assim, metodologicamente, este trabalho divide-se em dois momentos que se interpenetram: o da organização da sequência didática em diálogo com pressupostos da Semiolinguística e da Linguística do Texto e sua aplicação; e o da avaliação das produções textuais dos alunos ao longo da sequência. No âmbito dos procedimentos de avaliação, o corpus produzido é submetido a uma “radiografia” feita em nível qualitativo e sob uma dupla dimensão. Sob o duplo recorte macro e microestrutural, são avaliados os modos de organização do discurso; modos enunciativos; modos de tematização e modos de semiologização, sendo o uso de recursos de referenciação foco de atenção nesta pesquisa. Na formulação da sequência didática, a integração de conhecimentos relativos ao “o que” escrever e ao “como” escrever, ativados pelo que as memórias semântica, situacional e das formas dos signos oferecem, pode constituir-se como caminho alternativo para um ensino bem sucedido de produção de textos na escola básica, diferentemente do que se vem atestando no país nos últimos anos.
Orientações
Em Andamento
# | Nível | Nome |
---|---|---|
1 | mestrado | Caio Oliveira Baena |
2 | doutorado | ELENITA A. DE VARGAS |
3 | doutorado | Laís Guimarães Teixeira Eunápio da Conceição |
4 | doutorado | LUCIANA DA SILVA GOMES |
5 | doutorado | RAQUEL MONTEIRO DE REZENDE |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão |
---|---|---|---|
1 | mestrado | AMANDA BRAGA MARQUES CAMPOS DE OLIVEIRA | 2022 |
2 | mestrado | CARLA PROTA GUIMARÃES DA SILVA | 2019 |
3 | mestrado | CAROLINE LOURENÇO MONTEIRO | 2015 |
4 | mestrado | DINIZ DUARTE DE SOUZA | 2017 |
5 | mestrado | ELENITA A. DE VARGAS | 2020 |
6 | mestrado | GRAZIELA BORGUIGNON MOTA | 2015 |
7 | mestrado | ISADORA LEPORE PINHEIRO | 2022 |
8 | mestrado | JEFFERSON DOS SANTOS DE FREITAS | 2018 |
9 | mestrado | LAÍS G. T. E. DA CONCEIÇÃO | 2020 |
10 | mestrado | LARISSA E. SILVA MENDES | 2020 |
11 | mestrado | LUCIANA DA SILVA GOMES | 2022 |
12 | mestrado | Monique Rohem Silva | 2024 |
13 | mestrado | RAQUEL MACEDO BATISTA DE FARIA | 2016 |
14 | mestrado | RAQUEL MONTEIRO DE REZENDE | 2019 |
15 | mestrado | TERESINHA SOUTO DE AZEVEDO CAMPOS | 2017 |
16 | doutorado | DINARA SOARES CHACON SALES | 2003 |
Coorientações
Em Andamento
# | Nível | Nome | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão | ||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Supervisões (pós-doutorado)
Ensino
Sigla | Disciplina | Categoria |
---|---|---|
EGL10118 | SEMIOLINGUÍSTICA | Eletiva |
EGL10118 | SEMIOLINGUÍSTICA | Eletiva |