LUCIANA SANCHEZ MENDES
Áreas de Interesse: Semântica, Sintaxe, Psicolinguística, Libras, Línguas Indígenas
LUCIANA SANCHEZ MENDES
Áreas de Interesse: Semântica, Sintaxe, Psicolinguística, Libras, Línguas Indígenas
Linha(s) de Pesquisa:
Linha 1 - Teoria e análise linguística
Resumo
É professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas subrrepresentadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009). Obteve seu doutorado em Linguística em um programa de cotutela entre a USP e a Université Paris 8 / Vincennes Saint-Denis (2014). Realizou pós-doutorado na na Universidade Federal de Roraima (UFRR) (2014), na USP (2015) e na Universitet Leiden (Países Baixos) (2023). Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Semântica Formal e Descrição de Línguas Indígenas.
Pesquisa
De 2000 a 2024 (para publicações completas, ver o website pessoal)
2024
AZEVEDO DE SOUZA, E.; SANCHEZ-MENDES, L. Proposta didática para o ensino de orações subordinadas adverbiais temporais: reflexões lógico-semânticas sobre a conjunção ‘enquanto’. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 66, p. 1-21, 2024.
MÜLLER, A.; GOMES, A.P.; MENDES, L.S. Entrevista com Ana Müller: o amor pela pesquisa e a expansão da Semântica Formal no Brasil. Revista Linguística (UFRJ), v. 20 n. 3 (2024): Linguística Formal, p. 12-19, 2024.
MEDEIROS, A. B.; GOMES, A. P.; MENDES, L. S.; CAVALCANTE, S. R. O.; CALINDRO, A. R. V. Contribuições recentes da linguística formal nas áreas de fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Revista Linguística (UFRJ), v. 20 n. 3 (2024): Linguística Formal, p. 7-11, 2024.
VIEIRA, M. V. R.; SANCHEZ-MENDES, L. Intensificadores expressivos nas línguas naturais. In: CASTANHEIRA, D.; DIAS, N. B.; VEREZA, S. (Re)construção de políticas de pesquisa: Teoria e análise linguística. Vol. 1.
São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. p. 327-342.
SANCHEZ-MENDES, L. Ensino de voz passiva: caracterização semântica e desdobramentos discursivos. In: MÜLLER, A.; MARTINS, N. P. (orgs.) Ensino de gramática: reflexões sobre a semântica do português brasileiro – Volume II. Campinas, SP: Pontes Editores, 2024. p. 105-129.
MONTEIRO, F. T.; SANCHEZ-MENDES, L. Aquisição de adjetivos no português brasileiro: um estudo experimental. Revista da Abralin, XXIII, n. 2, p. 822-850, 2024.
SANCHEZ-MENDES, L. Contribuições da Semântica Formal para o ensino de língua materna: o componente semântico como elo entre gramática e texto/discurso. In: FERREIRA, L. F.; FRUTOS, L.; COELHO, O. (orgs.) Jornada pelos significados: contribuições de Ana Müller para a semântica. Campinas, Pontes Editores, 2024. p. 145-178.
2023
Organizados/Edited
CASTANHEIRA, D.; SANCHEZ MENDES, L. (organizadores) Educação Linguística de hoje e de amanhã: teoria e análise linguística. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
SANCHEZ-MENDES, L. COSTA DO ROSÁRIO, I.; PINHEIRO-COOREA, P. (organizadores) Estudos de Linguagem: Linguagem e Democracia. Teoria e Análise Linguística. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
2022
SANCHEZ-MENDES, L.; POLAKOF, A. C. Usos Expressivos de Intensificadores em Espanhol Rioplatense (ER) e em Português Brasileiro (PB). Caderno de Squibs: Temas em Estudos Formais da Linguagem, v. 8, n. 2, p. 27-36, 2022.
SANCHEZ-MENDES, L. Flavors of intensity and emphasis: the case of ‘muito’ in Brazilian Portuguese. Caderno de Squibs: Temas em Estudos Formais da Linguagem, v. 8, n. 1, p. 94-109, 2022.
SANCHEZ-MENDES, L. Contribuições da Semântica Formal para a investigação de sintagmas nominais do português em sala de aula. REVISTA LINGUÍSTICA, v. 17, p. 254-269, 2022.
doi> https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42789
DE CONTO, L.; SANCHEZ-MENDES, L.; RIGATTI, P. C. Quando o falante faz linguística: como atividades epilinguísticas e metalinguísticas interessam ao fazer científico. Cadernos de Linguística, v. 3, n. 2, p. 1-22, 2022.
doi> https://doi.org/10.25189/2675-4916.2022.v3.n2.id653
POLAKOF, A. C.; LACA, B.; SAAB, A.; QUADROS GOMES, A. P.; SANCHEZ-MENDES, L. Semántica formal en América Latina: historia y perspectivas futuras. Cadernos de Letras da UFF, v. 33, p. 10-31, 2022.
SANCHEZ-MENDES, L.; QUADROS GOMES, A. P. Estudos do significado em nível sentencial: abordagens teóricas, aplicações e interfaces (apresentação do v. 33, n. 64 do Cadernos de Letras da UFF). Cadernos de Letras da UFF, v. 33, p. 6-8, 2022.
KENEDY, E.; SANCHEZ-MENDES, L. Pesquisas em linguística formal e em psicolinguística: o GEPEX. In: ROSÁRIO, I. C.; SANCHEZ-MENDES, L. (orgs.) Teoria e análise linguística. Niterói: Eduff, 2022, p. 15-37.
KENEDY, E.; SANCHEZ-MENDES, L. Uma breve história do GEPEX. In: SILVA, G.; RICCI, A. (Orgs.). GEPEX: 10 anos. 1ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2022, p. 12-21.
Organizado/Edited
COSTA DO ROSÁRIO, I.; SANCHEZ-MENDES, L. (organizadores) Teoria e Análise linguística. Coleção Estudos de Linguagem. Niterói: Eduff, 2022.
2021
VIEIRA, M. V. R.; AMARO, T.; SANCHEZ-MENDES, L. Tautologias e metáforas em português: uma investigação pragmática e aplicação ao ensino. Cadernos do IL, n. 63, p. 108–145, 2021.
SANCHEZ-MENDES, L. Identifying adjectives in Karitiana by the use of semantic criteria / O uso de critérios semânticos para a identificação de adjetivos em Karitiana. ALFA: Revista de Linguística, v. 65, p. 1-27, 2021.
doi> https://doi.org/10.1590/1981-5794-13070
AMARO, T.; SANCHEZ-MENDES, L. Contribuições da Semântica Formal para o ensino de sentenças com o verbo de cópula “ser” em português. ReVEL, v. 19, n. 37, p. 75-107. 2021.
SANCHEZ-MENDES, L. Semântica e línguas indígenas. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 1-19, 2021.
doi> https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id324
SANCHEZ-MENDES, L. A semântica dos modificadores e o ensino de orações subordinadas adjetivas. In: MÜLLER, A.; PARAGUASSU MARTINS, N. Ensino de gramática: reflexões sobre a semântica do português brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2021. p. 141-163.
Organizado/Edited
SANCHEZ-MENDES, L.; COSTA DO ROSÁRIO, I. (organizadores) Estudos de Linguagem: Reflexões sobre diversidade. Teoria e Análise Linguística. São Carlos: Pedro & João Editeors, 2021.
2020
MÜLLER, A.; SANCHEZ-MENDES, L. Pluractionality: the phenomenum, the issues and a case study. In: GUTZMANN, D.; MATTHEWSON, L.; MÉIER, C.; RULLMANNM H.; ZIMMERMANN, T. E. (eds.) The Wiley Blackwell Companion to Semantics. Oxford: Wiley, 2020.
SANCHEZ-MENDES, L.; SEGALA, R.; XAVIER, A. Descrição e Análises Semântica da Intensidade em Libras. Revista Linguística, v. 16, n. 3, p. 311-331, 2020.
doi> https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n3a37455
SIMONASSI, G.; SANCHEZ-MENDES, L. A duratividade na expressão aspectual em libras. Diadorim, 22:2, p. 516-527, 2020.
SANCHEZ-MENDES, L.; QUADROS GOMES, A. P.; JULIO, A. The count-mass distinction in Terena. Linguistic Variation, 20:2, p. 382-397, 2020.
doi> https://doi.org/10.1075/lv.00028.san
VICENTE, H. G.;SANCHEZ-MENDES, L.; PIRES DE OLIVEIRA, R.; LUNGUINHO, M. V. LEANDRO, W. M. The nominal system in Wapishana (Aruák), preliminary results. Linguistic Variation, 20:2, p. 398-408, 2020.
doi> https://doi.org/10.1075/lv.00029.gue
DONAZZAN, M.; SANCHEZ-MENDES, L. Decomposing distribution across dimensions: evidence from Libras. DELTA, vol.36, no.1, p. 1-22, 2020.
doi> https://doi.org/10.1590/1678-460×2020360102
VIEIRA, M. V. R.; SANCHEZ-MENDES, L. Non-canonical Very as a Degree Modifier of NPs in English. English Linguistic Research, vol 9, n. 3, p. 1-14, 2020.
doi> https://doi.org/10.5430/elr.v9n3p1
SANCHEZ-MENDES, L.; MACEDO, A. A distribuição dos modificadores de grau em tétum-praça: uma proposta em Semântica Escalar. Revista de Estudos da Linguagem, v.28, p.1309-1346, 2020.
doi> https://doi.org/10.17851/2237-2083.28.3.1309-1346
SANCHEZ-MENDES, L. Processamento de Modificação de Grau em Karitiana: um estudo piloto experimental. In: QUADROS GOMES, A.; TESCARI NETO, A. Interface Sintaxe-Semântica: adjetivos e advérbios numa perspectiva formal. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 231-259.
AMARO, T.; SANCHEZ-MENDES, L. Uma análise semântica do verbo ‘ser’. In: ROSÁRIO, I. C.; SANCHEZ-MENDES, L. (orgs.) Linguagem em diálogo com a sociedade: Teoria e Análise Linguística. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v.1, p. 212-223.
Organizados/Edited
SANCHEZ-MENDES, L.; COSTA DO ROSÁRIO, I. (organizadores) Linguagem em diálogo com a sociedade: Teoria e Análise linguística. São Carlos: Pedro & João Editeors, 2020.
Publicações
De 2000 a 2024 (para publicações completas, ver o website pessoal)
2024
AZEVEDO DE SOUZA, E.; SANCHEZ-MENDES, L. Proposta didática para o ensino de orações subordinadas adverbiais temporais: reflexões lógico-semânticas sobre a conjunção ‘enquanto’. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 66, p. 1-21, 2024.
MÜLLER, A.; GOMES, A.P.; MENDES, L.S. Entrevista com Ana Müller: o amor pela pesquisa e a expansão da Semântica Formal no Brasil. Revista Linguística (UFRJ), v. 20 n. 3 (2024): Linguística Formal, p. 12-19, 2024.
MEDEIROS, A. B.; GOMES, A. P.; MENDES, L. S.; CAVALCANTE, S. R. O.; CALINDRO, A. R. V. Contribuições recentes da linguística formal nas áreas de fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Revista Linguística (UFRJ), v. 20 n. 3 (2024): Linguística Formal, p. 7-11, 2024.
VIEIRA, M. V. R.; SANCHEZ-MENDES, L. Intensificadores expressivos nas línguas naturais. In: CASTANHEIRA, D.; DIAS, N. B.; VEREZA, S. (Re)construção de políticas de pesquisa: Teoria e análise linguística. Vol. 1.
São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. p. 327-342.
SANCHEZ-MENDES, L. Ensino de voz passiva: caracterização semântica e desdobramentos discursivos. In: MÜLLER, A.; MARTINS, N. P. (orgs.) Ensino de gramática: reflexões sobre a semântica do português brasileiro – Volume II. Campinas, SP: Pontes Editores, 2024. p. 105-129.
MONTEIRO, F. T.; SANCHEZ-MENDES, L. Aquisição de adjetivos no português brasileiro: um estudo experimental. Revista da Abralin, XXIII, n. 2, p. 822-850, 2024.
SANCHEZ-MENDES, L. Contribuições da Semântica Formal para o ensino de língua materna: o componente semântico como elo entre gramática e texto/discurso. In: FERREIRA, L. F.; FRUTOS, L.; COELHO, O. (orgs.) Jornada pelos significados: contribuições de Ana Müller para a semântica. Campinas, Pontes Editores, 2024. p. 145-178.
2023
Organizados/Edited
CASTANHEIRA, D.; SANCHEZ MENDES, L. (organizadores) Educação Linguística de hoje e de amanhã: teoria e análise linguística. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
SANCHEZ-MENDES, L. COSTA DO ROSÁRIO, I.; PINHEIRO-COOREA, P. (organizadores) Estudos de Linguagem: Linguagem e Democracia. Teoria e Análise Linguística. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
2022
SANCHEZ-MENDES, L.; POLAKOF, A. C. Usos Expressivos de Intensificadores em Espanhol Rioplatense (ER) e em Português Brasileiro (PB). Caderno de Squibs: Temas em Estudos Formais da Linguagem, v. 8, n. 2, p. 27-36, 2022.
SANCHEZ-MENDES, L. Flavors of intensity and emphasis: the case of ‘muito’ in Brazilian Portuguese. Caderno de Squibs: Temas em Estudos Formais da Linguagem, v. 8, n. 1, p. 94-109, 2022.
SANCHEZ-MENDES, L. Contribuições da Semântica Formal para a investigação de sintagmas nominais do português em sala de aula. REVISTA LINGUÍSTICA, v. 17, p. 254-269, 2022.
doi> https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a42789
DE CONTO, L.; SANCHEZ-MENDES, L.; RIGATTI, P. C. Quando o falante faz linguística: como atividades epilinguísticas e metalinguísticas interessam ao fazer científico. Cadernos de Linguística, v. 3, n. 2, p. 1-22, 2022.
doi> https://doi.org/10.25189/2675-4916.2022.v3.n2.id653
POLAKOF, A. C.; LACA, B.; SAAB, A.; QUADROS GOMES, A. P.; SANCHEZ-MENDES, L. Semántica formal en América Latina: historia y perspectivas futuras. Cadernos de Letras da UFF, v. 33, p. 10-31, 2022.
SANCHEZ-MENDES, L.; QUADROS GOMES, A. P. Estudos do significado em nível sentencial: abordagens teóricas, aplicações e interfaces (apresentação do v. 33, n. 64 do Cadernos de Letras da UFF). Cadernos de Letras da UFF, v. 33, p. 6-8, 2022.
KENEDY, E.; SANCHEZ-MENDES, L. Pesquisas em linguística formal e em psicolinguística: o GEPEX. In: ROSÁRIO, I. C.; SANCHEZ-MENDES, L. (orgs.) Teoria e análise linguística. Niterói: Eduff, 2022, p. 15-37.
KENEDY, E.; SANCHEZ-MENDES, L. Uma breve história do GEPEX. In: SILVA, G.; RICCI, A. (Orgs.). GEPEX: 10 anos. 1ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2022, p. 12-21.
Organizado/Edited
COSTA DO ROSÁRIO, I.; SANCHEZ-MENDES, L. (organizadores) Teoria e Análise linguística. Coleção Estudos de Linguagem. Niterói: Eduff, 2022.
2021
VIEIRA, M. V. R.; AMARO, T.; SANCHEZ-MENDES, L. Tautologias e metáforas em português: uma investigação pragmática e aplicação ao ensino. Cadernos do IL, n. 63, p. 108–145, 2021.
SANCHEZ-MENDES, L. Identifying adjectives in Karitiana by the use of semantic criteria / O uso de critérios semânticos para a identificação de adjetivos em Karitiana. ALFA: Revista de Linguística, v. 65, p. 1-27, 2021.
doi> https://doi.org/10.1590/1981-5794-13070
AMARO, T.; SANCHEZ-MENDES, L. Contribuições da Semântica Formal para o ensino de sentenças com o verbo de cópula “ser” em português. ReVEL, v. 19, n. 37, p. 75-107. 2021.
SANCHEZ-MENDES, L. Semântica e línguas indígenas. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 1-19, 2021.
doi> https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id324
SANCHEZ-MENDES, L. A semântica dos modificadores e o ensino de orações subordinadas adjetivas. In: MÜLLER, A.; PARAGUASSU MARTINS, N. Ensino de gramática: reflexões sobre a semântica do português brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2021. p. 141-163.
Organizado/Edited
SANCHEZ-MENDES, L.; COSTA DO ROSÁRIO, I. (organizadores) Estudos de Linguagem: Reflexões sobre diversidade. Teoria e Análise Linguística. São Carlos: Pedro & João Editeors, 2021.
2020
MÜLLER, A.; SANCHEZ-MENDES, L. Pluractionality: the phenomenum, the issues and a case study. In: GUTZMANN, D.; MATTHEWSON, L.; MÉIER, C.; RULLMANNM H.; ZIMMERMANN, T. E. (eds.) The Wiley Blackwell Companion to Semantics. Oxford: Wiley, 2020.
SANCHEZ-MENDES, L.; SEGALA, R.; XAVIER, A. Descrição e Análises Semântica da Intensidade em Libras. Revista Linguística, v. 16, n. 3, p. 311-331, 2020.
doi> https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n3a37455
SIMONASSI, G.; SANCHEZ-MENDES, L. A duratividade na expressão aspectual em libras. Diadorim, 22:2, p. 516-527, 2020.
SANCHEZ-MENDES, L.; QUADROS GOMES, A. P.; JULIO, A. The count-mass distinction in Terena. Linguistic Variation, 20:2, p. 382-397, 2020.
doi> https://doi.org/10.1075/lv.00028.san
VICENTE, H. G.;SANCHEZ-MENDES, L.; PIRES DE OLIVEIRA, R.; LUNGUINHO, M. V. LEANDRO, W. M. The nominal system in Wapishana (Aruák), preliminary results. Linguistic Variation, 20:2, p. 398-408, 2020.
doi> https://doi.org/10.1075/lv.00029.gue
DONAZZAN, M.; SANCHEZ-MENDES, L. Decomposing distribution across dimensions: evidence from Libras. DELTA, vol.36, no.1, p. 1-22, 2020.
doi> https://doi.org/10.1590/1678-460×2020360102
VIEIRA, M. V. R.; SANCHEZ-MENDES, L. Non-canonical Very as a Degree Modifier of NPs in English. English Linguistic Research, vol 9, n. 3, p. 1-14, 2020.
doi> https://doi.org/10.5430/elr.v9n3p1
SANCHEZ-MENDES, L.; MACEDO, A. A distribuição dos modificadores de grau em tétum-praça: uma proposta em Semântica Escalar. Revista de Estudos da Linguagem, v.28, p.1309-1346, 2020.
doi> https://doi.org/10.17851/2237-2083.28.3.1309-1346
SANCHEZ-MENDES, L. Processamento de Modificação de Grau em Karitiana: um estudo piloto experimental. In: QUADROS GOMES, A.; TESCARI NETO, A. Interface Sintaxe-Semântica: adjetivos e advérbios numa perspectiva formal. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 231-259.
AMARO, T.; SANCHEZ-MENDES, L. Uma análise semântica do verbo ‘ser’. In: ROSÁRIO, I. C.; SANCHEZ-MENDES, L. (orgs.) Linguagem em diálogo com a sociedade: Teoria e Análise Linguística. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v.1, p. 212-223.
Organizados/Edited
SANCHEZ-MENDES, L.; COSTA DO ROSÁRIO, I. (organizadores) Linguagem em diálogo com a sociedade: Teoria e Análise linguística. São Carlos: Pedro & João Editeors, 2020.
Projetos
Modificação de Grau nas Línguas Naturais
Orientações
Em Andamento
# | Nível | Nome |
---|---|---|
1 | mestrado | Flávio Vita de Carvalho |
2 | mestrado | Matheus Leite da Silva |
3 | doutorado | Érica Azevedo de Souza |
4 | doutorado | Fernanda Torrão Monteiro |
5 | doutorado | MARCUS VINICIUS RAMOS VIEIRA |
6 | doutorado | William Nascimento Leal |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão |
---|---|---|---|
1 | mestrado | ANDERSON LUCAS DA SILVA MACEDO | 2019 |
2 | mestrado | ÉRICA AZEVEDO DE SOUZA | 2022 |
3 | mestrado | Fernanda Torrão Monteiro | 2023 |
4 | mestrado | GABRIEL SIMONASSI DE ARAUJO PIRES | 2019 |
5 | mestrado | MARCUS VINICIUS RAMOS VIEIRA | 2020 |
6 | mestrado | TAINÃ APARECIDA R. AMARO | 2021 |
7 | mestrado | THAMYRES GONÇALVES GOMES | 2019 |
8 | mestrado | William Nascimento Leal | 2024 |
9 | mestrado | Yago Yoran Madureira de Souza | 2024 |
Coorientações
Em Andamento
# | Nível | Nome | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nível | Nome | Conclusão | ||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Supervisões (pós-doutorado)
Em Andamento
# | Nome | Lattes | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Concluídas
# | Nome | Lattes | |||
---|---|---|---|---|---|
Nenhum registro encontrado. |
Ensino
Sigla | Disciplina | Categoria |
---|---|---|
EGL00180 | ASPECTOS SEMÂNTICO-PRAGMÁTICOS DA LINGUAGEM | Eletiva |
EGL10112 | ASPECTOS SEMÂNTICO-PRAGMÁTICOS DA LINGUAGEM | Eletiva |
EGL10113 | ESTUDOS EM GRAMÁTICA | Eletiva |
EGL10109 | FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DOS ESTUDOS EM LINGUAGEM | Obrigatória |