LINHAS DE PESQUISA
LINHA DE PESQUISA 1:
Teoria e análise
linguística
Estrutura da língua e seus padrões de uso. Descrição linguística: sincronia e diacronia. Cognição e linguagem. Processos de estabilização, variação e mudança linguística. Léxico e gramática. Perspectivas teórico-metodológicas dos estudos linguísticos. Educação linguística.
LINHA DE PESQUISA 2:
Teorias do texto, do discurso
e da tradução
Perspectivas teóricas dos estudos do texto, do discurso e da tradução. Linguagem verbal e outras linguagens. Discurso e enunciação. Discurso e interdiscurso. Fatores de organização textual. Gênero textual e esferas de circulação dos discursos. Contribuição dos estudos do texto, do discurso e da tradução a contextos discursivos específicos. Educação linguística.
LINHA DE PESQUISA 3:
História, política e contato linguístico
Ideias linguísticas, gramatização e meta-historiografia. A construção social e política das línguas. Língua, Estado, sociedade e fronteiras. A gestão da diversidade linguística e os processos de padronização. Identidade linguística e cultural. Representações linguísticas e usos. Ética e direitos linguísticos. Letramentos. Educação linguística.
disciplinas
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DOS ESTUDOS EM LINGUAGEM (obrigatória no Mestrado)
A trajetória das ideias e das teorias linguísticas no Ocidente. A relação entre orientação teórica e orientação metodológica nas ciências da linguagem do ponto de vista formal, funcional e discursivo. O estado da arte na pesquisa linguística: tendências e desafios.
ASPECTOS SEMÂNTICO-PRAGMÁTICOS DA LINGUAGEM
Significação e uso da linguagem. Funções pragmáticas e a organização do discurso. Categorias, conceitos e significados. Metáfora e metonímia. Dêixis e referenciação. Perspectivas cognitivas da semântica e da pragmática.
Descrição e análise linguística. Variação e mudança linguística. Processos de gramaticalização e de estabilização ao longo da trajetória das línguas. A complexidade da correlação função x forma. Estudos gramaticais e ensino-aprendizagem.
A relação língua e sociedade. Estabilidade e heterogeneidade linguística. Fatores condicionantes da variação fonológica, morfossintática e discursivo-pragmática. Variação no indivíduo e na comunidade. Visão funcionalista da linguagem. A interface discurso e gramática em perspectiva funcional. Relações entre gramática funcional e cognitivismo.
Cognição e gramática. Processos cognitivos de produção e de compreensão da linguagem. Aquisição de língua. Linguagem e outros domínios cognitivos. Questões teóricas e metodológicas das pesquisas sobre linguagem e cognição.
Língua e discurso: efeitos de sentidos. Ideologia e inconsciente. Formação discursiva e interdiscurso. Formulação e constituição de enunciados. Acontecimento discursivo. Construção discursiva da referência, historicidade, memória discursiva. Silêncio e políticas de silenciamento. Práticas discursivas. Construção do dispositivo de análise: recorte, compreensão, interpretação.
O fazer tradutório e seus desdobramentos teórico-metodológicos. Investigações teóricas e empíricas da tradução em suas várias modalidades orais e/ou escritas e/ou visuais. Tradução como prática e como crítica. Fronteiras epistemológicas dos Estudos da Tradução e abordagens interdisciplinares. Os Estudos da Tradução e suas interfaces com outras áreas do saber.
Conceitos e escopo da noção de texto. Gêneros textuais e tipologia do texto. O contrato de comunicação na Teoria Semiolinguística. A estruturação sociolinguageira e o quadro metodológico. Os circuitos do ato de linguagem. O processo de semiotização do mundo: categorias de língua e de discurso. As competências discursivas. O linguístico e o situacional. O discurso da mídia. O discurso político. A credibilidade e a legitimidade. Modos de organização do discurso. Mecanismos de enunciação e de modalização.
O texto e as práticas semióticas. Narratividade, aspectualização e modalização. Componentes semântico e sintático do discurso. Argumentação e mecanismos retóricos do discurso. Categorias de expressão nas linguagens visuais. Relações entre linguagens, tradução intersemiótica e regimes de interação. Percepção, corpo e produção de sentido.
Bilinguismo, multilinguismo/ plurilinguismo : identidade linguística e cultural ; usos linguísticos ; interculturalidade . Ecolinguística: a relação entre língua e meio ambiente em contextos de colonização, contextos migratórios ; contextos políticos e de fronteiras linguísticas e geográficas; ecolinguística e ensino de línguas. Pluricentrismo linguístico: variedades nacionais, regionais e dialetais. Variedade e mudança linguística em perspectiva de contato.
HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS
Ideias linguísticas: produção e circulação; instituição e disciplinarização. Gramatização e instrumentos linguísticos. Língua, Nação, Estado: implicações político-ideológicas nas línguas e no saber sobre as línguas. O político na língua; políticas de línguas; línguas de fronteiras. Colonização linguística; heterogeneidade linguística; memória das línguas. A língua portuguesa no Brasil: português-brasileiro, língua brasileira. Língua portuguesa no contexto pós-colonial. Ética das línguas.
A construção do saber linguístico; meta-historiografia: princípios e metodologia; gramatização; história dos estudos linguísticos no Brasil; gramaticografia do português e das línguas indígenas brasileiras; linguística missionária; periodização dos estudos linguísticos: percurso, continuidades e rupturas; arquivos e documentação linguística; formação do linguista e do historiógrafo da linguística.
Política linguística, glotopolítica, planejamento linguístico. Representações e ideologias linguísticas. Planificação de corpus: a criação de normas, a codificação e a elaboração das línguas. Planificação de status: princípio de personalidade e de territorialidade. Liberalismo e intervencionismo linguístico. Língua oficial, língua nacional e língua internacional. Política linguística, letramentos e ensino. Direitos linguísticos.