A Universidade e a Escola podem (e devem!) trabalhar juntas, em parceria e na co-construção de saberes e experiências. Em maio de 2021, o Prof. Ivo Rosário iniciou a coordenação de um projeto de formação continuada para professores de língua portuguesa da rede pública municipal de Niterói, financiado pelo município. O projeto contou com a parceria de diversos docentes do PosLing UFF (Mariangela Rios, Monclar Lopes, Lúcia Teixeira, Beatriz Feres e Patrícia Neves), além de outros pesquisadores de universidades e colégios do Rio de Janeiro, bem como de bolsistas de graduação e de pós-graduação. Após dois anos, o projeto chegou ao fim, com destaque para dois belos LIVROS derivados do trabalho: um dos livros tem caráter mais teórico e sintetiza as aulas do curso de formação oferecido à rede pública municipal; o segundo livro (que acabou de ficar pronto!) é composto de relatos de experiência, com a voz dos professores da Educação Básica, que foram autores da maioria dos capítulos. Quer conhecer mais o projeto e ter acesso gratuito aos dois livros? Aqui vai o link: https://ensinodelinguauff.wixsite.com/my-site-2
- Le programme
- Histoire, mission et objectifs
- Axes de recherche et enseignements
- Règlement interne
- Législation et décisions du conseil
- Financement
- Autoavaliação
- Politiques et mesures d’actions positives
- Programa de Educação Linguística
- Transferência e Popularização
- Formulaires
- Doctorat interinstitutionnel
- Coopération et échanges
- Autres appels à candidature
- Notícias e Eventos
- Étudiants
- Enseignants
- Alumni
- Publications
- Soutenances
- Contact
- Français
- Le programme
- Histoire, mission et objectifs
- Axes de recherche et enseignements
- Règlement interne
- Législation et décisions du conseil
- Financement
- Autoavaliação
- Politiques et mesures d’actions positives
- Programa de Educação Linguística
- Transferência e Popularização
- Formulaires
- Doctorat interinstitutionnel
- Coopération et échanges
- Autres appels à candidature
- Notícias e Eventos
- Étudiants
- Enseignants
- Alumni
- Publications
- Soutenances
- Contact
- Français