A principal fonte financeira do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF é o Programa de Excelência Acadêmica – PROEX CAPES. Com essa fonte, o PosLing concede apoio:
a) à participação de membros de fora do estado do Rio de Janeiro nas bancas de defesa de dissertações e teses;
b) à participação de colaboradores eventuais, professores visitantes do Brasil e do exterior, com vistas à realização de minicursos, conferências e demais eventos acadêmicos (cada linha de pesquisa realiza anualmente um minicurso com esse apoio);
c) à participação de docentes do Programa em eventos nacionais e internacionais da área, com passagens ou diárias (o Programa concede apoio preferencialmente aos docentes que não contam com “grant” do CNPq ou bolsas de taxa de bancada da Faperj);
d) à participação de discentes do Programa em eventos nacionais da área, sob indicação dos orientadores acadêmicos;
e) à publicação de obras contempladas no Edital da Coleções “Estudos de Linguagem”, “PosLing Destaca” e “E-books do SAPPIL”, destinadas à divulgação de resultados de pesquisa de docentes e discentes do Programa;
f) ao pagamento de prestadores de serviços, com vistas à manutenção da página e do sistema do programa, e outros trabalhos técnicos, como revisão editorial, tradução, entre outros;
g) à compra de equipamentos, material permanente e de consumo, necessários à viabilização das atividades burocráticas contínuas necessárias ao bom funcionamento do Programa.
Este item orçamentário refere-se à verba obtida mediante o pagamento de inscrições do exame de seleção aos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa. Anualmente, conforme os termos dos editais respectivos para as referidas seleções, os candidatos pagam, mediante Guia de Recolhimento da União (GRU), uma taxa de inscrição no valor de R$ 150,00. Um percentual desse recurso é repassado ao PosLing, constituindo uma verba que deve ser usada até o final do ano de seu recebimento.
Nos últimos anos, os recursos disponíveis nessa fonte têm sido usados para pagamentos eventuais de bolsas e serviços de terceiros, e para pagamentos de despesas relativas à revista Gragoatá, periódico mantido pelo PosLing em parceria com o PPG Estudos de Literatura da UFF, a exemplo da emissão de DOI para os artigos publicados em cada edição.
Ao longo do último quadriênio (2017-2020), o PosLing contou com cotas de bolsas de pesquisa para seu corpo discente, assim discriminadas:
a) Capes: 24 cotas de Mestrado e 26 de Doutorado;
b) CNPq: 8 cotas de Mestrado e 6 de Doutorado;
c) Faperj: 1 cota de Mestrado e 2 de Doutorado (Bolsa Nota 10).
No atual quadriênio (2021-2024), o PosLing conta com as seguintes quotas de bolsas:
a) Capes: 24 cotas de Mestrado e 26 cotas de Doutorado;
b) CNPq: 4 cotas de Mestrado e 6 cotas de Doutorado;
c) Faperj: 4 cotas de Mestrado e 2 cotas de Doutorado (Bolsa Nota 10)
Editais Faperj
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro lança anualmente vários editais de interesse para o Programa, nos quais o corpo docente tem sido contemplado. Entre os editais, citam-se o APQ1, destinado à subvenção de grupos e de projetos de pesquisa; o IC, voltado para a concessão de bolsas a alunos de graduação; e os editais Cientistas do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado, bolsas de produtividade em pesquisa, que tem contemplado docentes do Programa. Além disso, a Faperj tem lançado todos os anos, desde 2016, Edital de apoio emergencial aos Programas de Pós-graduação do Estado do Rio de Janeiro, no qual o PosLing tem sido contemplado. Os recursos obtidos no âmbito desse Edital têm sido fundamentais para a manutenção da periodicidade de publicação da revista Gragoatá, além de auxiliar na manutenção de atividades básicas do PosLing, como a realização de bancas de defesas, em momentos de indisponibilidade da verba Proap.
Editais Proppi-UFF
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF também lança anualmente, a depender de disponibilidade orçamentária, editais para apoio aos docentes, discentes e programas de pós-graduação da UFF. Nos últimos anos, docentes do PosLing foram contemplados em edições do Edital de Apoio a Eventos, por exemplo. Também é lançado todos os anos pela Proppi-UFF o Edital Pibic, com vistas à concessão de bolsas de iniciação científica a projetos sob orientação de docentes credenciados em programas de pós. As bolsas são concedidas pelo CNPq e também pela própria UFF.